Greice Santo e Pepe Le Pew
Foto via Reprodução/Instagram

Sem dúvidas um dos filmes mais aguardados de 2021, Space Jam 2 está passando por algumas mudanças nos últimos dias.

Como te falamos por aqui recentemente, foi revelado que a personagem Lola Bunny será “menos sexualizada” do que na primeira edição do longa. Agora, a polêmica envolve outro integrante dos Looney Tunes: o gambá Pepe Le Pew.

Ele virou tema de discussão depois de um artigo de Charles M. Blow para o New York Times (disponível aqui, em inglês) afirmando que sua existência contribui para fomentar a “cultura do estupro” por conta de suas investidas realmente bizarras para tentar conquistar sua paixão platônica, Penelope.

Conforme conta o Deadline, cerca de um ano antes da publicação da reportagem a equipe responsável por Space Jam 2 já havia decidido cortá-lo do longa justamente por essa associação. Ele esteve no lançamento original mas, com a chegada do novo diretor Malcolm D. Lee em Julho de 2019, a cena em que ele apareceria foi removida e isso acabou tendo consequências para uma atriz brasileira.

Pepe Le Pew, Space Jam 2 e Greice Santo

Greice Santo era quem iria contracenar com Pepe no filme estrelado pelo astro do basquete LeBron James e a cena, ainda segundo o portal especializado, foi filmada pelo antigo diretor Terence Nance e funcionava mais ou menos assim:

Pepe iria aparecer em uma sequência em preto e branco inspirada em ‘Casablanca’ em um lugar que parecia o Rick’s Cafe. Pepe, interpretando um barman, começa a dar em cima de uma mulher no bar interpretada por Santo. Ele começa a beijar seu braço, o qual ela puxa para trás, em seguida empurrando Pepe para uma cadeira próxima à dela. Ela então joga sua bebida em Pepe e lhe dá um tapa forte, o fazendo girar em um banco que é então parado pela mão de LeBron James. James e Pernalonga estão procurando Lola e Pepe sabe de seu paradeiro. Pepe então fala aos caras que Penelope emitiu uma ordem de restrição contra ele. James fala no roteiro que Pepe não pode tocar em outros Looney Tunes sem consentimento.

A partir disso, não fica claro se a remoção da participação de Pepe faz com que Greice seja tirada da produção completamente. Por outro lado, o gambá certamente não aparece em mais nenhuma outra cena de acordo com pessoas que assistiram ao primeiro corte do filme completo há alguns meses.

Reação de Greice Santo ao ser cortada de Space Jam 2

Deadline conta ainda que conseguiu um contato com um representante de Greice Santo para falar sobre a sua retirada do filme e a atriz expressou insatisfação com a posição adotada pela equipe de Space Jam 2. Ela explica por meio da assessoria:

Isso era tão importante para a Greice, estar nesse filme. Mesmo que o Pepe seja um personagem de desenho, se alguém fosse dar um tapa em um assediador sexual como ele, Greice gostaria que pudesse ser ela. Agora a cena foi cortada e ela não tem esse poder de influenciar o mundo através das gerações mais jovens que estarão assistindo a ‘Space Jam 2’, para deixar garotas jovens e garotos jovens saber que o comportamento do Pepe é inaceitável.

O ponto da atriz é reforçado ainda mais pelo fato de que ela própria já falou diversas vezes contra o assédio sexual que sofreu em sua vida, inclusive em seu single de estreia na carreira musical “Você Você”. Mais ainda, ela possui uma iniciativa de apoio a vítimas de violência doméstica chamada Glam with Greice e fica bem claro que a sua presença na cena era uma afirmação forte para mostrar de uma vez por todas que o comportamento do gambá é inaceitável.

O estúdio responsável pela produção não comentou sobre a retirada de Pepe ou sobre a possível reinserção da cena.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!