Tupac Shakur e Biggie Smalls

O Rap dos anos 90 nos EUA foi marcado pelos conflitos entre a Costa Leste e a Costa Oeste e ninguém representava melhor essa “treta” do que os lendários The Notorious B.I.G. e Tupac Shakur respectivamente.

Isso tanto é verdade que os dois acabaram falecendo em ataques coordenados que provavelmente tiveram ligação com toda essa situação. Mas, antes da rivalidade, os dois ícones do gênero tiveram uma amizade que acabou registrada em um momento extremamente raro por T. Eric Monroe, na época fotógrafo da revista de skate Thrasher.

Em entrevista com a HipHopDX, o cara contou como foi essa situação e como acabou descobrindo quase 20 anos depois que tinha essa raridade em casa:

A foto foi tirada em 1993. Então, 1993, eu combino uma sessão de fotos com o Onyx para fazer um artigo na ‘Thrasher’. Eles estavam fazendo show, abrindo para o Ice-T ou Public Enemy ou algo assim. Então eu chego ali na hora da passagem de som. Estamos de pé ali no camarote, falando com os caras, planejando tudo. Vamos para a área do palco porque a performance ainda não ia começar e eu tirei as fotos de grupo que eu precisava deles.

Enquanto eu arrumava meu equipamento pra ir embora, alguém do outro lado do palco fala, ‘Ei, vem tirar uma foto nossa.’ Eu literalmente disse, ‘Sim, só um segundo.’ Aí eu fui lá atrás dos caras que disseram isso. Literalmente só olhei pra eles, alinhei a foto e tirei uma foto e disse obrigado e aí voltei ao camarim com o Onyx. Eu revelei o filme em algum momento e eu me lembrava bem desse dedo do meio gigante. Eu lembro que escrevi o nome Tupac na foto, mas eu não entendia de fato quem ele era em 1993.

Então a foto, é, é legal. É 2Pac dando dedo, mas não há nada com ela. Eu não posso fazer nada com ela. Então quando eu recebi essa foto, eu só a coloquei com o resto das minhas e deixei guardado. Para mim, sempre foi um momento que eu sabia que não podia publicar.

[19 anos depois] eu estou olhando para aquilo e olhando para aquilo — algo me faz ficar encarando aquilo. E aí eu só comecei a rir. Eu levanto da caixa de luz e não consigo parar de rir. Eu percebi que era o Biggie e o 2Pac juntos em 1993 usando uma camiseta escrito ‘I’m a Bad Boy’, que era a parada do Biggie. Ele disse isso na sua primeira música ‘Party & Bullshit’. Era basicamente seu bordão.

A única coisa que eu podia fazer era começar a rir nesse ponto porque é só tipo, quem iria saber? Essa é a beleza de só prestar atenção nos seus arredores. Se alguém diz, ‘Ei, você pode tirar minha foto?’ — só seja uma pessoa cordial. Eu poderia ter virado e falado, ‘Quem diabos são vocês?’ Isso não é da minha natureza, mas eu já vi pessoas fazerem isso. Fotógrafos fazem isso com outras pessoas. Essa não é a forma como eu trabalho porque pra mim é como voltar ao skate ou ser amigo. Você só é cordial com todo mundo ao seu redor o máximo possível ou dá o máximo possível de si enquanto ainda captura momentos. Você não está ali porque você é descolado. Você não está ali porque você está no palco.

Quando reencontrou a foto, Monroe conta que foi entrevistado pela revista Monster Children e também acabou usando a oportunidade para se conectar com o rapper Lil Cease, um amigo de longa data de Biggie que também está no registro:

Eu tenho um vídeo completo dele falando sobre aquela noite e ele lembra vividamente daquela noite, de todos eles ali de rolê. Então isso é outro pedaço de conteúdo que eu pude criar e criar uma nova amizade com o Lil Cease que não me conhecia. Agora ele tem uma face com uma imagem de um histórico momento dele, Biggie e Tupac juntos sendo amigos, só amizade pura. Então ajudou a fechar alguns pontos dessa história.

Sensacional, hein? Você pode ver Monroe falando mais sobre esse momento no vídeo abaixo, bem como conferir a foto em questão. Vale lembrar que o fotógrafo trabalhou com diversas lendas do Rap dos anos 90 e está divulgando tudo em seus livros — saiba mais informações pelo site oficial do cara.

Tupac e Biggie juntos em foto rara

Tupac e Biggie juntos em foto rara
Foto por T. Eric Monroe

 

View this post on Instagram

 

A post shared by T. Eric Monroe (@tdoteric)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!