A banda Lacuna Coil participa de protesto silencio na Itália
Reprodução / YouTube

A banda italiana Lacuna Coil participou de uma espécie de greve no último sábado (27) com o intuito de chamar atenção para a atual situação dos profissionais da indústria da música.

O grupo se juntou a mais 129 bandas e artistas na Itália, para o que deveria ser uma live simultânea. Porém, a ação intitulada “L’Ultimo Concerto?” teve como principal objetivo sinalizar o fato de que teatros e espaços de shows do país estão fechados há um ano sem previsão de retorno.

No vídeo da transmissão, os integrantes da Lacuna Coil apareceram inicialmente se arrumando para o show, mas ao entrarem no palco ficaram em silêncio.

Explicação da Lacuna Coil

Após muitos fãs ficarem extremamente irritados com a falta da performance e questionarem a manifestação nas redes sociais, a banda decidiu explicar em sua conta do Instagram o motivo do protesto (via Blitz).

Oi pessoal, prometemos a vocês que hoje à noite subiríamos no palco do Alcatraz, em Milão e foi assim. Infelizmente, porém, não houve show, apenas nosso silêncio. Não foi uma piada. Queríamos mostrar nosso apoio às casas de show que estão fechadas há um ano.

[…] Um concerto sem música não é um concerto. Uma casa de show silenciosa não é uma casa de show.

Em seguida, a vocalista da Lacuna Coil, Cristina Scabbia gravou um vídeo para o perfil do grupo justificando a ação e agradecendo ao público, mesmo com as mensagens de decepção.

Sei que muitos de vocês entraram no site querendo assistir um show que nunca aconteceu. O que vocês viram foi um vídeo da nossa banda ao entrar na Sala Alcatraz, em Milão, ficar em silêncio no palco, olhando para um lugar vazio. Nós participamos de uma greve italiana.

Não podíamos dizer nada. Compreendo a frustração e a raiva de vocês e acreditem, todos nós queríamos subir em um palco para fazer um show de verdade para vocês. O objetivo foi chamar atenção para o fato de que as casas estão fechadas há um ano devido à pandemia e não sabemos quando irão reabrir.

Queremos agradecer vocês porque, mesmo com as mensagens irritadas vocês nos ajudaram a gritar ainda mais alto.

Assista abaixo ao vídeo do protesto silencioso e em seguida o comunicado da vocalista do Lacuna Coil.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!