Grande clássico do final dos anos 80/início dos anos 90, o disco Bleach — estreia do Nirvana — acaba de ganhar uma edição pra lá de especial desenvolvida pela Tapehead City.

A loja é especializada em fitas K7 e há algum tempo lançou uma edição especial de Valentine’s Day (o Dia dos Namorados) do trabalho. Agora, chegou a vez de uma edição azul e extremamente limitada: apenas 1989 cópias serão disponibilizadas.

O anúncio veio no dia do último show do grupo (1º de Março) e a própria loja explica o projeto:

‘Bleach’ foi o álbum de estreia do Nirvana lançado em 15 de Junho de 1989 pela Sub Pop Records. ‘Blew’ era a primeira música no álbum e uma das poucas músicas que o Nirvana continuou tocando em turnês. ‘Blew’ também foi a penúltima música que o Nirvana tocou em seu último show em 1 de Março de 1994.

A versão de ‘Blew’ para ‘Bleach’ foi acidentalmente gravada um tom abaixo do que a banda queria, o que contribuiu para o que o biógrafo do Nirvana Michael Azerrad chamou de ‘som extraordinariamente pesado’. Sem perceber que eles já tinham afinado para a sua afinação padrão ‘Drop D’, a banda afinou ainda mais baixo para ‘Drop C’ no primeiro dia das gravações e gravou diversas canções nessa afinação. Como o baixista Krist Novoselic relembrou em um artigo do Seattle Times de 2009, ‘nós voltamos no dia seguinte e decidimos que a ideia não era tão boa assim, e nós gravamos por cima da maioria com as coisas de volta à afinação normal. Na verdade, ‘Blew’, com aquele baixo gritante, foi a única sobrevivente daquele experimento.’ Novoselic também disse que ‘Blew’ era talvez sua música preferida do ‘Bleach’ ‘porque ela tem um groove e, de novo, é a única sobrevivente do experimento Doom Pop.’

Kurt Cobain morreu 27 anos atrás aos 27 anos, o que significa que ele está morto pelo mesmo tempo em que esteve vivo. Um fato triste e de arrepiar. Em homenagem ao Kurt, suas canções e o dia em que o Nirvana fez seu último show nós trazemos a vocês a edição ‘BLEW’ [trocadilho com ‘blue’, inglês para ‘azul’] disponível com exclusividade na Tapehead City!

A fita custa apenas US$8,99 (pouco mais de R$50) e pode ser encomendada para o Brasil. Basta acessar o site oficial e fazer a pré-compra, ainda disponível quando essa matéria foi publicada.

Abaixo, você confere algumas fotos dessa edição!

Edição especial de Bleach, do Nirvana, em fita K7 azul

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!