Featured

Foo Fighters vai vencendo Iron Maiden em votação popular do Hall da Fama do Rock

O Hall da Fama do Rock and Roll divulgou há pouco as parciais da votação popular para a classe de 2021, que tem entre os indicados bandas como Foo FightersIron Maiden e Rage Against the Machine.

Para resumir a explicação, uma vez que as bandas se tornam elegíveis para entrada no Hall — 25 anos após o lançamento de um disco de estreia —, elas precisam ser efetivamente eleitas por uma comissão especializada. Entre os integrantes da comissão está o público geral, ou seja, o resultado da votação popular tem o mesmo poder de um voto de integrante da comissão.

Advertising
Advertising

Isso significa que o peso não é tão grande assim objetivamente, mas definitivamente é interessante ver a resposta do público às indicações.

Resultados parciais da votação popular para o Hall da Fama do Rock

Por enquanto, quem lidera com folga é o pioneiro Fela Kuti. O músico nigeriano falecido em 1997 teve forte influência em diversos gêneros (incluindo, é claro, o Rock) e no momento tem quase 147 mil votos.

Logo atrás, aparece outra grande pioneira: Tina Turner já acumula quase 123 mil votos, mais um atestado à sua incrível contribuição para a música. Só então vemos grupos efetivamente associados à concepção mais comum do Rock, com o Foo Fighters ocupando o 3º lugar (91,5 mil votos).

A surpresa fica por conta da presença do Iron Maiden apenas na 4ª colocação. Com cerca de 79 mil votos, a lendária banda de Heavy Metal não desponta como grande favorita ao contrário do que muitos pensariam — e, aliás, vê o seu lugar ameaçado por Carole King, no momento aparecendo em 5º com 74,5 mil votos.

Entre os outros nomes elegíveis estão, em ordem, The Go-Go’sRage Against the MachineDionne WarwickChaka KhanDevoTodd RundgrenMary J. BligeJay-ZLL Cool JNew York Dolls Kate Bush. Todas essas ficariam de fora da classe de 2021, caso isso dependesse apenas do voto popular.

Vale lembrar que as bandas não perdem o direito ao Hall da Fama caso não entrem na primeira oportunidade; certamente alguns dos ótimos artistas indicados esse ano não vão conseguir a vaga dessa vez, mas devem aparecer no futuro.

Você pode acompanhar o resultado completo da votação popular por aqui, onde também é possível participar da enquete.

Published by
Felipe Ernani