Iggor Cavalera, do Sepultura, com camiseta de suástica

Se você é bastante fã do Sepultura e já fuçou bastante o passado da lendária banda de Metal brasileira, deve ter visto em algum momento alguns registros de membros do grupo usando roupas com suásticas estampadas.

As cenas causam muito estranhamento em especial quando se fala dos irmãos Iggor e Max Cavalera, que constantemente se posicionam contra o atual presidente Jair Bolsonaro e associam suas atitudes a práticas fascistas/nazistas.

Em uma nova entrevista com o The New York Hardcore Chronicles (via Blabbermouth), o baterista que deixou a banda em 2006 finalmente explicou do que tudo isso se tratava:

Há algumas fotos antigas onde eu estou usando uma camiseta — não só eu, o Paulo [Xisto, baixista], às vezes o Max — com uma suástica, e várias pessoas ficam, tipo, ‘Que diabos vocês estavam fazendo?’. Mas, como você já sabe, naquela época, em 1982, 83, o Punk era muito grande, e o Sid Vicious [do Sex Pistols] tinha uma camiseta com uma suástica. Então nós, como garotos estúpidos, nós pensamos que seria legal usar isso.

E eu me lembro que em um momento, um dos nossos amigos de uma banda diferente, a Dorsal [Atlântica], ele veio até nós e ficou, tipo, ‘Galera, isso não é chocante. Isso é estúpido.’ E aí, daquele dia em diante, nós nunca mais usamos a camiseta de novo. Mas essa era a coisa do Punk na época — ‘Ah, nós queremos chocar o mundo. Nós queremos usar isso.’ Mas era simplesmente estupidez.

Ainda no papo, Cavalera finalizou com um conselho e uma ressalva à importância da educação e do estudo aprofundado da história para evitar que isso se repita em outras gerações:

Eu acho que a coisa mais importante e a lição disso é que você precisa aprender e você precisa evoluir como ser humano. E é por isso que eu acho que a educação é tão importante, para que as pessoas possam se educar e possam saber da história, sobre essas coisas em um contexto mais profundo — não só usá-las pelo fato de ter valores chocantes. Há muito mais por trás disso.

Você pode ver algumas fotos desse período abaixo, logo depois do vídeo completo da entrevista (em inglês).

Igor “Skullcrusher” (Sepultura) 1985

Cliff:

Posted by Sepultura 1984-1997 on Thursday, January 29, 2015

La banda de rock brasilero-Sepultura, 1984. Max Calavera Possessed, Wagner Antichrist, Igor Skullcrusher.

Posted by Fernando Marcos Tachdjian de Abadjian on Sunday, November 29, 2015

Paulo Xisto Jr. em 87′

Pra explicar o que ocorreu num post passado que eu fiz, com os caras com uma bandeira da…

Posted by Sepultura 1984-1997 on Thursday, September 19, 2013

Sepultura
Early years, young members

-Necromorbid

Posted by Only METAL Underground on Tuesday, August 4, 2020 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!