The Buggles e o primeiro clipe da MTV
Reprodução/YouTube

Lá em 1981, testemunhávamos um dos momentos mais importantes da história da música quando a MTV entrou no ar, exibindo seu primeiro clipe em uma transmissão que viria a se tornar histórica.

Muita gente já sabe mas, para quem não está ciente, o clipe escolhido foi o de “Video Killed the Radio Star”, do The Buggles — uma escolha extremamente apropriada, já que o título da canção se traduz para algo como “O Vídeo Matou a Estrela da Rádio”.

Com direito a uma participação de Hans Zimmer, o vídeo foi uma escolha simbólica por parte do diretor de programação Steve Casey, que relatou ter enfrentado uma resistência no livro I Want My MTV:

Ninguém queria lançar [o canal] com ‘Video Killed the Radio Star’. Eles pensaram que tínhamos que tocar um hit. Eu disse, ‘Ninguém vai estar assistindo. É simbólico.’

Além de tudo, o clipe era uma superprodução em uma época em que todos os vídeos de bandas consistiam basicamente em registros dos músicos tocando: os Buggles gastaram cerca de 50 mil dólares, sendo que a grande maioria das bandas mal gastava uma fração disso em seus vídeos.

The Buggles

Vamos falar rapidamente sobre o The Buggles.

A banda tinha uma proposta de ser uma espécie de versão robótica dos Beatles, e era liderada por Geoff Downes Trevor Horn.

Depois de alguns problemas, incluindo a dificuldade de encontrar uma gravadora e uma tentativa de roubo por parte de um ex-guitarrista, que lançou sua versão da música meses antes, a canção finalmente foi lançada pelos Buggles em 1979 e fez bastante sucesso em países da Europa e na Austrália, onde foi o maior sucesso do país por três décadas. Nos Estados Unidos, entretanto, não deslanchou.

Dois anos depois, quando o clipe foi exibido na MTV, a vida dos caras já estava bem diferente: ambos tinham entrado no Yes por um curto período de tempo e, por mais que estivessem lançando o segundo álbum Adventures in Modern Recording, já estavam com outros projetos.

Foi exatamente naquele momento que Horn passou a se dedicar inteiramente ao trabalho como produtor, atuando com nomes como Frankie Goes to Hollywood ABC, enquanto Downes fundou nada menos do que o Asia, conhecido pelo hit “Heat of the Moment” e considerado um dos poucos supergrupos de sucesso da música.

“Video Killed the Radio Star” e a MTV

De qualquer forma, “Video Killed the Radio Star” foi imortalizada por seu valor simbólico.

Em 26 de Fevereiro de 2000, a MTV dos EUA celebrou a exibição de um milhão de clipes com uma transmissão do vídeo que começou tudo, renovando a popularidade da faixa devido à explicação de que se tratava de uma ocasião especial.

Mais ainda, a filial das Filipinas fez um fade out com “Video Killed the Radio Star” quando foi sair do ar, em um momento certamente emocionante e que reforçou a importância dessa música e seu clipe.

Mais recentemente, a faixa viralizou no TikTok e foi usada diversas vezes em montagens com o seu refrão — conforme ouvimos “o vídeo matou a estrela da rádio”, os usuários associam o vídeo a uma imagem e a estrela da rádio a outra.

Um exemplo é uma pessoa que fez uma montagem com Rose Jack, do Titanic, insinuando que Rose (“o vídeo”) havia matado Jack (“a estrela da rádio”).

Abaixo, você pode conferir o clipe original, um especial do canal Grunge sobre essa história e uma compilação de TikToks com a canção!