Tom Hanks
Foto de Tom Hanks via Shutterstock

O mundo do entretenimento parou quando Tom Hanks anunciou, em março de 2020, que estava infectado com o novo coronavírus. Agora, um estudo prova que o diagnóstico do ator foi fundamental para fazer com que os Estados Unidos entendessem a pandemia de fato.

Hanks foi uma das primeiras celebridades infectadas e acabou exposto ao vírus enquanto filmava a cinebiografia de Elvis Presley na Austrália. Sua esposa, a cantora Rita Wilson, também sofreu com a COVID-19 à época.

Um estudo da Penn State University mostra que os americanos ficaram mais conscientes ao saber da infecção do ator. 682 pessoas foram entrevistadas e 90% delas admitiram que mudaram as suas atitudes e comportamentos em relação ao vírus.

Jessica Gall Myrick, professora na Penn State, declarou em comunicado (via NME):

Há um crescente corpo de pesquisas sobre como o comportamento das celebridades e as postagens nas redes sociais podem afetar a saúde pública. Esta pesquisa foi diferente, porque pudemos lançar nosso estudo muito rápido e coletar os dados da pesquisa um dia após a postagem de Hanks sobre seu diagnóstico.

As celebridades podem ter um alcance enorme, muitas vezes mais do que cientistas ou médicos ou até o departamento nacional de saúde. Se eles estão encorajando uma mudança positiva no comportamento de saúde, isso pode servir como uma intervenção de saúde pública de fato.

Aí sim, hein?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!