Gene Simmons (KISS) espantado
Foto de Gene Simmons via Shutterstock

Já tem um tempo que ouvimos por aí que o Rock está morto, mas uma declaração como essa certamente ganha mais peso quando vem de um ícone do gênero como Gene Simmons, do KISS.

Falando sobre o tema em uma entrevista recente com a rádio Q104.3 nos EUA (via Blabbermouth), Gene reforçou o que disse há pouco tempo sobre o estado atual do Rock e garantiu que ele está morto usando uma metáfora curiosa:

[Está morto] de todas as formas. E os culpados são os fãs jovens. Vocês mataram a coisa que vocês amam. Porque assim que o streaming chegou, vocês tiraram a chance de novas ótimas bandas que estão ali nas sombras, que não podem pedir demissão de seus trabalhos do dia a dia porque você não ganha um centavo jogando sua música ali, porque quando você faz download de coisas, é um centésimo e um milésimo de um centavo. E aí você precisa ter milhões e milhões, até bilhões de downloads pra que você possa ganhar alguns mil. E os fãs mataram isso.

Então o negócio está morto, e isso significa que os próximos Beatles e os próximos quem quer que sejam nunca vão ter a chance que nós tivemos. Nós tivemos gravadoras que nos deram milhões de dólares para que pudéssemos gravar discos e fazer turnês sem nos preocuparmos com um [trabalho de] 9 às 5. Porque quando você está preocupado das 9 às 5, você não tem o tempo para sentar ali e se dedicar à sua arte, qualquer que ela seja.

Então, vamos jogar um jogo. De 1958 até 1988 — são 30 anos. Nesse tempo, você teve Elvis Presley, The Beatles, [Jimi] Hendrix, The [Rolling] Stones, simplesmente milhares de bandas. Você teve [David] Bowie, você teve Prince, U2, talvez nós [KISS] nos anos 70, AC/DC, Metallica, e por aí vai. E o Disco, você teve Madonna e a Motown — ótima música negra — para sempre.

De 1988 até hoje, quem são os novos Beatles? São MAIS de 30 anos. É por aí que o Napster e todas aquelas coisas [de downloads ilegais] começaram [a acontecer]. A raposa vem e rouba o primeiro ovo da galinha, e quando a raposa não morre todas as outras raposas dizem, ‘Ei, nós podemos conseguir ovos de graça.’ Quando você se dá conta, o fazendeiro não tem mais negócio e não há mais ovos nas lojas. As lojas fecham as portas, os caminhões que levavam as galinhas e os ovos não andam mais, só porque você não matou aquela primeira raposa que veio roubar os ovos.

Quem são os novos Beatles?

E aí, o que acha? Concorda com Gene? Você pode conferir sua entrevista na íntegra (em inglês) ao final da matéria.

Gene Simmons e a morte do Rock

Vale lembrar que essa não é nem de longe a primeira vez que Simmons fala sobre isso.

Há pouco tempo ele citou novamente que foi em 1988 que a música deixou de ter a mesma qualidade, e garantiu que bandas como Foo Fighters Oasis estão um nível abaixo de Beatles e outras em questão de conhecimento do povo — “se você saísse pelas ruas conversando com as massas e dissesse ‘Oasis’, eu não sei se uma pessoa em seus 35-40 anos de idade saberia do que se trata”, ele afirmou.

Você pode ver essa fala do membro do KISS na íntegra por aqui e, neste link, uma outra declaração onde critica os grupos e artistas que não compõem suas próprias músicas e que terão, na sua visão, uma fama passageira.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!