O Terno
Foto por Biel Basile

Rec-Beat é um tradicionalíssimo festival brasileiro que acontece todos os anos em Recife durante o Carnaval.

É claro que em 2021 as coisas serão diferentes por conta da pandemia, mas nem por isso o evento deixará de acontecer, e tudo isso será acompanhado de uma programação incrível.

Antes de falarmos dela, porém, vale ressaltar que poucos dias antes de realizar sua primeira edição online, o Festival Rec-Beat SP precisou lidar com uma cobrança daquelas.

O evento que irá acontecer no dia 14 de Fevereiro contaria com a participação da rapper Karol Conká em seu line-up. Entretanto, isso mudou após as atitudes e declarações ofensivas da artista durante sua participação no Big Brother Brasil.

Com a repercussão negativa ligada à cantora curitibana dentro do reality, os admiradores do Festival cobraram um posicionamento principalmente por ele ser de Recife e a cantora ter sido acusada de xenofobia contra a participante paraibana Juliette Freire.

Comunicado do Rec-Beat

O Rec-Beat não demorou muito e se manifestou sobre as atitudes da artista “discordando fortemente” dela. Em um primeiro momento, deixou claro que avaliaria as implicações da suspensão da exibição, e há poucas horas confirmou que, de fato, não exibirá o show:

Comunicamos a decisão do Festival Rec-Beat de suspender a exibição do registro audiovisual da apresentação da artista Karol Conka na edição digital do evento, que acontecerá no dia 14/02 no canal de YouTube do festival. Essa decisão foi tomada em comum acordo entre a direção do Rec-Beat e a produção da artista.

Nós, que fazemos o Rec-Beat, acompanhamos as últimas declarações de Karol Conka no #BBB21 e reafirmamos nossa total e absoluta discordância de suas atitudes, que vão contra os princípios basilares do Rec-Beat e do nosso público.

Em mais de 25 anos de existência, o festival consolidou princípios inalienáveis que passam pelo respeito à diversidade, raça, cor, etnia, origem e condição, pela equidade de gêneros, pela inclusão, pelo exercício da democracia e total liberdade de expressão que respeite tais princípios.

Qualquer atitude que confronte um desses valores resulta em romper o valioso elo que une o artista, o festival e o seu público. A conduta de Karol Conka na casa do BBB estilhaçou fora dela essa relação que há de ser inquebrantável para se manter intacto o espírito de celebração e confraternização em torno da música, que é o elemento propulsor do Rec-Beat.

Acreditamos que momentos como este nos oferecem oportunidade de reflexão, de aprendizado e de avanço na desconstrução de condutas que remetem a valores colonizadores.

Queremos ir mais além nessa questão e por isso anunciaremos em breve a realização de um debate onde o tema central será xenofobia. Será uma oportunidade para refletirmos juntos e colhermos um aprendizado que seja transformador em nossas vidas e em nossas relações em sociedade.

Festival Rec-Beat SP

Rec-Beat SP 2021

O Festival que ocorreu durante 25 anos na histórica rua do Cais da Alfândega, no Recife, em pleno Carnaval precisou explorar novos locais na cidade e também em São Paulo para realizar sua edição adaptada à pandemia do coronavírus.

Com o intuito de oferecer uma experiência sonora que reúne tradição, novidades e diversidade, o festival contará com as participações de Mateus Aleluia, O Terno, MC Troia, Céu, Getúlio Abelha, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra e Ilú Obá.

Os shows para a edição digital do Rec-Beat foram filmados com antecedência em locais famosos de São Paulo e de Recife. A apresentação de Karol havia sido gravada na Pinacoteca de São Paulo, enquanto Céu foi para o topo de um edifício na capital paulista.

Ela fará uma apresentação intimista com Pupillo e Lucas Martins, enquanto a banda paulistana O Terno se apresentará com um vídeo gravado no Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo. Esse será, inclusive, o primeiro show online do grupo em toda duração da pandemia.

Outro ponto alto da programação é a incrível Luiza Lian, que gravou seu vídeo com Charles Tixier em uma performance cheia de espiritualidade, canções de seus discos recentes e até uma música inédita.

O show foi realizado na escadaria do Theatro Municipal e teve mapping e iluminação planejados especialmente para essa edição do Rec-Beat.

O evento será transmitido no dia 14 de Fevereiro, gratuitamente no canal do YouTube do evento, a partir das 15h, e você pode acessá-lo por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!