Beraderos
Crédito: divulgação

A Beraderos disponibilizou recentemente nas plataformas digitais o single  “Caminhar”, parceria com Milton Nascimento.

O veterano artista, padrinho musical do duo formado pelo gaúcho Ravel Andrade e pelo baiano Danilo Mesquita, participa nos vocais da canção. O lançamento aconteceu através da Nascimento Música, gravadora de Milton, junto com a Biscoito Fino.

“Tivemos a sorte e o privilegio de conhecer o Milton em um trabalho que nos uniu. Bituca é a maior voz de todos os tempos, esteve presente em todas as fases da minha vida. Ele toca a alma da gente, conversa com o nosso sentimento mais profundo, nem nos meus maiores sonhos imaginei que um dia eu conheceria esse artista gigante, generoso e amoroso,” comemora Ravel.

“Milton é, para mim, o maior artista de todos os tempos. A forma como ele compõe, toca e canta, de um jeito que só ele faz, muda a minha vida a cada vez que ouço. Ninguém me emociona tanto,” revela Danilo.

A gravação da faixa também contou com a participação do baterista e percussionista Robertinho Silva, que tocou com Milton por mais de 20 anos e é mestre de várias gerações de músicos no Brasil e no exterior.

“Minha história com os Beraderos começou primeiramente por conta da nossa amizade. Aliás, quase tudo que eu faço começa assim, entre amigos, entre pessoas que se gostam e que fazem disso uma troca de afinidades muito sincera. A partir disso, foi se criando uma relação que acabou caindo naturalmente na música. Mas tudo por conta do jeito que os Beraderos conseguem apresentar a arte deles, esse sopro de novidade. Essa coisa forte de Brasil escancarada em todas as músicas do grupo, foi o que mais me chamou atenção,” comenta Milton Nascimento.

Anteriormente, a Beraderos havia liberado a música “Felicidade”.

Inconsciente Coletivo

Inconsciente Coletivo
foto: reprodução

A banda paulista Inconsciente Coletivo lançou seu primeiro disco cheio, O Grande Movimento do Não Sei.

O álbum apresenta dez músicas e chega acompanhado do clipe feito para a faixa-título. O vídeo utiliza diversas imagens junto com colagens dos integrantes do grupo.

O novo álbum trata de temas variados como a autoconsciência, o amor e a vida que se leva nas grandes cidades, repleta de sentimentos e dilemas cotidianos e tão recorrentes em nossas rotinas.

Capitaneada por Cauê Gaal (voz) e Gabriel “Bill” Lessa (pguitarra), a Inconsciente Coletivo também é formada por Caique Benedetti (voz), Matheus “Rara” Riezu (baixo), Lucas Trentin (guitarra) e Rodrigo Karrer (bateria).

Eles estrearam em 2016 com o EP Inconstante e dois anos depois lançaram o compacto Os Loucos Não Estão Longe.

Igor B

Igor B
foto: divulgação

O rapper baiano radicado em Brasília Igor B divulgou nas plataformas de streaming a faixa “Mobilize-se”.

A canção foi lançada em prol de duas entidades brasileiras que lutam pela preservação da natureza: Rede Contra Fogo e CIFA.

A primeira cuida da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás (GO); enquanto a segunda protege a região da Chapada Diamantina, próxima a Lençóis (BA).Todos os direitos do primeiro ano de execução da música será revertido para estas duas instituições.

O artista decidiu tomar tal iniciativa diante do aumento nos índices de incêndios e queimadas registrados no país nos últimos tempos, o que resultou em grandes perdas na Amazônia e no Pantanal.

“O calor e o aquecimento global estão cada vez mais intensos. Isso é um reflexo de um governo antiecológico e coordenado pelo agronegócio. Ou seja, é como se os fazendeiros tivessem autorização para queimar as nossas florestas. Então precisamos nos mobilizar para defender o nosso planeta. Assim, precisamos de todos, independentemente de credo, raça ou gênero,” opina Igor, que se inspirou musicalmente em Bob Marley, Peter Tosh e Vintage Reggae Soundsystem.

Através do selo Mondogroove, o rapper também lançou, junto com o produtor Amon Martins, o single “Focus I”.

A faixa mistura rap, new metal, punk rock e música eletrônica, abordando na letra a importância das escolhas na vida. “Precisamos escrever a nossa própria história sem medo de errar e sem desistir nos primeiros tropeços. Somente assim, conseguimos vencer os obstáculos,” afirma Igor B.

Klüber

Klüber
foto: Isabella Mariana

O cantor e compositor curitibano Klüber liberou o EP visual Cante Comigo Ao Vivo, que recria canções do trabalho de estreia Cante Comigo Esse Refrão Clichê de Pop Farofa (2019).

Dirigido por Carol Winter, o material audiovisual traz canções carregadas de referências eruditas associadas ao pop, folk, rock alternativo e ritmos tradicionais brasileiros, em letras que versam sobre política, existencialismo e sobre a trajetória de Klüber enquanto pessoa não-binária.

“Todas as músicas estão muito diferentes do primeiro EP, com improvisos de piano e de voz, com loop station, e com a participação do público cantando junto. Ele foi gravado 15 dias antes de quarentena se iniciar, então acho que também tem esse memorial de um tempo outro,” conta o artista, que agora prepara seu primeiro álbum cheio.

Malabaristas de Semáforo

Malabaristas de Semáforo
foto: reprodução

O trio carioca Malabaristas de Semáforo lançou o clipe feito para a faixa “O Peso do Medo e da Dúvida”.

No vídeo, não houve contato físico entre os integrantes. Por conta da pandemia da Covid-19, todos gravaram suas participações de casa, separadamente.

Formam a banda Cleber ST (Truta), Pedro Grisolia e Alex (Lekin). Eles incluirão a faixa no próximo álbum do grupo, que vai suceder Lado B (2018). Antes do lançamento, o grupo também liberou a canção “Nunca Ser Igual”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!