SOPHIE

Sophie Xeon, artista, produtora e DJ escocesa popularmente conhecida como SOPHIE, faleceu na madrugada deste Sábado aos 34 anos e a causa da morte foi uma queda acidental.

SOPHIE iniciou sua carreira no início da década passada por meio de colaborações com A. G. Cook e outros músicos da gravadora PC Music. Juntos, moldaram o que hoje é apelidado de “hyperpop” — um subgênero da música pop focado em sons extremamente sintetizados e maximalistas. Desprovido de regras, o hyperpop é o ambiente perfeito para experiências surreais em melodia, instrumentos e vocalização, e atualmente é forte influência por trás do som de Charli XCX, Arca, Rina Sawayama, 100 gecs e muitos outros nomes de peso da música pop e eletrônica.

A gravadora Transgressive publicou uma nota explicando o ocorrido:

De forma trágica a nossa bela Sophie morreu essa manhã após um terrível acidente. Verdadeira com sua espiritualidade, ela havia escalado para ver a lua cheia e acidentalmente escorregou e caiu. Ela sempre estará aqui conosco. A família agradece todo mundo pelo amor e apoio e pede privacidade nesse período devastador.

Quem era SOPHIE

Após o lançamento de uma série de singles e o compilado Product, SOPHIE começou a trabalhar no seu disco de estreia. Em 2018, Oil of Every Pearl’s Un-Insides foi lançado e universalmente elogiado pelo público e pela crítica, aparecendo em diversas listas de fim de ano e indicado ao Grammy na categoria de “Melhor Álbum de Música Eletrônica”.

Pouco antes do lançamento do disco, a produtora anunciou ser Trans com o lançamento do clipe para “It’s Okay To Cry” e se tornou um símbolo para a comunidade LGBTQ+ na indústria da música.

Ao longo de sua carreira, SOPHIE produziu e compôs ao lado de artistas como Madonna, Vince Staples, Kim Petras, MØ e muitos outros. Sua sonoridade e visão futurista para a música pop e eletrônica influenciou toda uma geração de músicos que estão atualmente surgindo com abordagens “surreais” para o gênero, desafiando rotulações e fórmulas conhecidas para o pop.

Em uma declaração oficial, um representante da artista escreveu para a Pitchfork: “Nesse momento, a nossa prioridade é o respeito e privacidade para a família. Nós também gostaríamos de pedir respeito para os fãs da SOPHIE, e para tratarem com sensibilidade a natureza privada dessa notícia”.

Descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!