Comercial da Nike com o Blur
Reprodução/YouTube
 

Na Inglaterra dos Anos 90, apenas uma coisa fazia frente à popularidade do futebol: o Britpop e bandas com Oasis Blur, que dominavam a mente dos jovens (e adultos, claro) do país.

Não é à toa que a Nike resolveu lançar naquela época uma campanha que unia as duas paixões do povo local, usando a ótima “Parklife” como trilha sonora para um comercial que contou com grandes ídolos do futebol inglês como Eric Cantona David Seaman.

A peça ainda brinca com o vício pelo esporte ao colocar uma personagem logo no início reclamando de que “tudo é futebol o tempo todo”, e logo se tornou uma das mais elogiadas da história da marca.

Continua após o vídeo

Blur, “Parklife” e futebol

Ainda que não fale diretamente sobre futebol, “Parklife” acabou ficando muito associada com os fãs do esporte no Reino Unido.

Isso aconteceu em grande parte por conta da letra que criticava a “americanização” dos britânicos, que de acordo com Damon Albarn vinham sendo muito influenciados em diversos aspectos pelos Estados Unidos.

Justamente por isso, a faixa remete à “vida de parque” — um termo que é associado com o futebol jogado nos parques, que por aqui chamamos comumente de várzea. O apelo caiu como uma luva para os mais tradicionais e não demorou para que a Nike capitalizasse em cima dessa identificação, como você pode ver (ou relembrar) no vídeo logo abaixo.

   
Compartilhar