Ygona Moura
Reprodução/YouTube

A influenciadora Ygona Moura, protagonista de uma grande polêmica durante a pandemia, morreu vítima da COVID-19 nesta quarta-feira (27).

Ygona estava internada há mais de duas semanas por conta da doença, e chegou a publicar fotos e mensagens do hospital. Após sua situação piorar, a influencer foi intubada e sedada. Quem assumiu suas redes sociais para atualizar os seguidores de seu estado de saúde foi sua mãe.

Com uma mensagem breve, a família declarou: “Pessoal, perdemos a Ygona”.

Polêmica na pandemia

O caso de Moura ganhou atenção especial na internet, já que ela foi acusada de debochar da pandemia de coronavírus.

Em vídeos publicados entre o fim de 2020 e o começo deste ano, Ygona mostrou que foi a festas e chegou a comemorar as aglomerações. Em algumas postagens, em tom de piada, declarou que sentia “falta de aglomerar”, e alegou: “Aglomerei mesmo e recebi bem para isso”.

Nas redes sociais, a notícia de que Ygona Moura estava infectada com o vírus virou motivo de chacota e críticas.

Pedido por respeito

Além de sua família, diversos outros influenciadores pediram por respeito após a morte de Ygona.

Como lembra a cantora Jup do Bairro em um tweet (abaixo), Moura passou por uma série de dificuldades e opressões durante a vida. Em um caso conhecido por seus seguidores, Ygona chegou a sofrer uma tentativa de assassinato de seu próprio irmão, que não aceitava sua identidade de mulher trans.

Jup disse:

Nunca falei da Ygona, pois sempre me senti muito incômoda de como a tratavam e, de certa forma, me via nela. Um corpo abjeto, uma travesti, preta, gorda, aproveitando o melhor momento da sua sofrida trajetória: ser um corpo objeto. Equivocada? Muito, até irresponsável.

Mas nunca se preocuparam com pessoas como ela, como eu. Para quem nunca teve nada, a fama, dinheiro e a possibilidade de [se] sentir viva bate diferente pra muitos corpos. Infelizmente pra ela foi em um cenário trágico. Voa Ygona, sinto muito. Mesmo.

Nomes como Tati Quebra Barraco e Jaloo também lamentaram a morte da influenciadora. Veja na série de tweets abaixo.

Que descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!