Green Day na capa do zine Punk Planet
Punk Planet 39 - Setembro 2000 - Green Day | Reprodução / Internet Archive

Você que era fã, ou que vai ficar curioso a partir dessa matéria para saber o que era o zine Punk Planet, vai poder conferir as 80 edições dessa revista de forma gratuita através do Internet Archive.

Criada em 1994 pelo escritor e editor Dan Sinker, o zine de música e política de Chicago era uma publicação impressa até 2007.

O Punk Planet era composto por reportagens musicais, críticas e também por assuntos como trabalho, política, direitos humanos e feminismo. Lendas como Nick Cave, a banda Sleater-Kinney, Krist Novoselic (Nirvana) e os caras do Green Day marcaram presença entre as folhas das mais de 15.000 cópias impressas do zine.

As entrevistas, segundo a descrição do Internet Archive, geralmente rendiam duas ou três páginas e se concentravam nas motivações do artista, ativista ou produtor que estivesse sendo entrevistado.

Punk Planet digital

De acordo com publicações no Twitter do fundador do Punk Planet, ele descobriu que o Internet Archive estava digitalizando de forma independente as publicações do zine, porém ocorreram alguns problemas que não haviam sido solucionados. A partir disso, Dan escreveu para o portal e conseguiu disponibilizar todas as edições (via Pitchfork).

Sobre essa reunião de arquivos, Dan declarou:

Descobrir como preservar e apresentar o Punk Planet digitalmente tem sido uma máquina de culpa discreta na minha cabeça por… 14 anos.

Eu nem consigo dizer o alívio, nostalgia e espanto que está tomando conta de mim.

Agora é só separar um tempo e mergulhar nesse conteúdo acessando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!