Serj Tankian
Foto via Wikimedia Commons

Se você é fã do System of a Down, deve ter ficado ligado na situação que inspirou o lançamento das novas músicas dos caras em 2020.

Trata-se da guerra entre a Turquia e o Azerbaijão contra a Armênia pelo controle da região de Artsakh que, historicamente, tem significado muito grande para o povo armênio mas está localizada em um ponto estratégico que desperta interesses dos outros dois países.

Ao mesmo tempo, não é segredo para ninguém que o vocalista Serj Tankian tem visões muito mais próximas à esquerda política e, portanto, era um forte crítico de Donald Trump desde as eleições de 2016.

Infelizmente, os dois mundos se uniram recentemente em um dos últimos atos de Trump na presidência dos Estados Unidos: a assinatura de um acordo entre o país norte-americano e a Turquia para “impor restrições em certas categorias de propriedades culturais da Turquia”, bem como dar aos EUA a “habilidade de repatriar objetos culturais traficados de volta à Turquia”.

Serj Tankian, System of a Down e conflito Turquia x Armênia

Thanks Trump. In your last minute you decided to grant Turkey my people’s indigenous cultural heritage including ancient…

Posted by Serj Tankian on Tuesday, January 19, 2021

 

O acordo foi assinado no dia 19 de Janeiro — o último dia cheio do agora ex-presidente — e, segundo o Comitê Nacional Armênio da América (ANCA), pode ter consequências desastrosas.

Isso porque, a partir de agora, a Turquia passa a ter direitos legais sobre a “vasta herança religiosa e cultural dos povos indígenas da região e outras populações de minorias”, dentre as quais estão os armênios e outros como gregos, judeus e curdos. Outros dois órgãos, o Conselho da Liderança Helênica Americana e o Em Defesa dos Cristãos (IDC), também se opuseram ao decreto.

Claro que tudo isso veio de uma maneira bem formal, mas a posição de Serj foi muito mais sincera. Em seu Facebook, o cantor soltou o verbo:

Obrigado Trump. No seu último minuto você decidiu dar à Turquia a herança cultural indígena do meu povo, incluindo igrejas antigas e cruzes de pedra, como uma recompensa por eles tentarem nos exterminar. Nunca vi um presidente chupar tanto pau.

Você pode ver a mensagem original de Serj logo abaixo e, se quiser saber mais sobre a posição do SOAD em meio à situação entre Turquia/Azerbaijão e Armênia, clique aqui.

Vale ressaltar que, conforme conta a Loudwire, o comunicado à imprensa oficial que falava do acordo foi tirado do ar pelo menos momentaneamente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!