gustavo_bertoni_apeles
Foto por Breno Galtier

O ano mal começou e 2021 já trouxe grandes surpresas! Agora, temos o prazer de anunciar, com exclusividade, a mais nova delas: a parceria musical entre Gustavo Bertoni e Apeles, na inédita “Ricochet“.

A música chega às plataformas de streaming na próxima semana, mas o TMDQA! conseguiu um teaser de estúdio e iremos liberar para você ter um gostinho do que vem por aí.

O single tem produção musical de Lucas Mayer e percussão de Kabé Pinheiro. A composição é assinada por Gustavo e Apeles e surgiu de afinidades sonoras – e de vida – entre os dois artistas. Antes de parceiros musicais, a dupla nutre uma amizade desde 2017, quando se conheceram nos bastidores do festival espanhol Primavera Sound, como conta Apeles.

Lembro desse primeiro encontro rapidamente em Barcelona, na época eu já conhecia e gostava do trabalho do Gustavo. Depois, quando soube que ele curtia ‘Obsessivo’, da minha antiga banda Quarto Negro, fiquei muito feliz e honrado.

Gustavo, que além da carreira solo também integra a banda Scalene, complementa. Segundo o músico, a partir daí, a amizade se desenvolveu e a parceria musical foi natural e inevitável.

Como já havia a admiração mútua, quando sacamos nossas afinidades não tinha o porquê de não fazermos algo juntos. Ao surgir o esqueleto de ‘Ricochet’, pensei no Apeles na hora.

Gustavo Bertoni e Apeles

Nós tivemos acesso antecipado ao resultado desse encontro em estúdio e já adiantamos que você não perde por esperar! Com uma vibe melancólica, a música abre marcada pela presença de um belo violão dedilhado, mas isso muda a medida que começa a ganhar ares retrofuturismo. “Ricochet” segue numa crescente até explodir em seu ápice, com novas dinâmicas de bateria e guitarra, que vão ao encontro das linhas de sintetizador analógico. A faixa ainda traz influências da música psicodélica e brinca com a sobreposição de camadas experimentais.

A letra da canção abre reflexão para o conceito de sombra, aquele “aspectos da nossa psique que se reprimimos ou negamos, de alguma forma ricocheteiam”, destrincha Gustavo sobre o fundo temático da canção.

Integrar esses pontos da sombra no caminho de nos conhecermos melhor e, consequentemente, de convivermos melhor em sociedade, eu acho algo fascinante e inspirador.

Teaser de Ricochet

“Ricochet” chega às plataformas digitais no dia 29 de Janeiro e você já pode fazer o pré-save clicando aqui, para recebê-la em sua biblioteca musical assim que for lançada.

Para aquecer os seus ouvidos, trazemos com exclusividade um teaser liberado por Apeles e Gustavo Bertoni ao TMDQA!. Com direção, filmagem e edição de Daniel Barosa, o vídeo traz cenas da dupla em estúdio e revela trechos do processo de gravação, onde é possível ver novas ideia surgindo na hora e os bastidores da captação dos instrumentos e vocais. As gravações aconteceram no estúdio DaHouse Studio, em São Paulo.

Continua após o vídeo.

Sobre o processo de gravação, Apeles conta que ele e Gustavo compartilharam uma pré bem adiantada para auxiliar no direcionamento estético de “Ricochet”. Isso acabou gerando um campo fértil para a exploração percussiva do músico convidado Kabé Pinheiro e na elaboração de ideias por parte do produtor musical Lucas Mayer.

Lembro quando fomos pro estúdio ouvir os arranjos que o Lucas havia gravado e foi uma sensação linda. Camadas e mais camadas de um sintetizador analógico feito sob encomenda por ele e que deram um toque único para a música. Tudo fluiu com naturalidade e química, praticamente não voltamos a mexer em nenhum dos arranjos que foram gravados.

Dessa parceria, Gustavo destaca a experiência do Apeles, “não só na riqueza de referências e capacidade de abstração, mas em como soubemos respeitar o tempo um do outro, sem pular etapas ou apressar nenhum momento do processo”, celebra o cantor. Já para Apeles, o que chamou a atenção foi a capacidade melódica do Gustavo. “Uma base no violão é o suficiente para uma grande faixa e nisso o Gustavo é especialista. Arrisco dizer que a minha relação com a música ganhou novas e empolgantes visões após essa parceria”, vibra o artista de volta.

Agora é só aguardar para poder curtir a novidade na sua plataforma favorita. Para fechar, te apresentamos a capa de “Ricochet”, com foto de Breno Galtier e design de Izabel Menezes.

gustavo_bertoni_apeles_ricochet
Foto de Breno Galtier e Design de Izabel Menezes

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!