Vídeo dos bastidores de
Reprodução / YouTube

O clipe da faixa “Jeremy” foi sem dúvidas um marco na carreira de 31 anos do Pearl Jam.

O vídeo que se alinha perfeitamente com a letra da canção aborda a sensível história de um jovem que tira sua própria vida dentro da sala de aula, à frente dos seus colegas, com um tiro de revólver.

Recentemente foi disponibilizado no YouTube um vídeo que mostra os bastidores da gravação do clipe que completou 28 anos em Outubro de 2020 e que ganhou o prêmio de “Clipe do Ano” no VMAs da MTV de 1993.

O vídeo que conta com mais de meia hora de duração revela momentos das filmagens e uma entrevista do vocalista Eddie Vedder e do guitarrista Stone Gossard falando sobre a temática apresentada em “Jeremy”.

Pearl Jam e “Jeremy”

No início da conversa nos bastidores, Vedder fala sobre o que o motivou a escrever a canção.

Havia um pequeno artigo no jornal sobre uma criança e algo que ela fez em sua aula de inglês. Na América, provavelmente há um garoto se matando enquanto falamos, provavelmente a cada 30 segundos, provavelmente por uma razão que só ele sabe.

Eu não sei a razão sobre ele ter se matado, então eu fiz uma canção sobre o que eu sei, envolvendo razões pessoais.

O lendário clipe foi disponibilizado pelo Pearl Jam em 1992, cerca de um ano após o lançamento de Ten, disco de estreia da banda.

O vídeo fez história na MTV mas precisou ir ao ar com uma versão censurada por abordar um tema tão delicado. Em Junho de 2020 a banda de Seattle liberou a versão não censurada e em alta qualidade.

Confira abaixo o clipe sem censura e o vídeo dos bastidores.

LEIA TAMBÉM: Pearl Jam ameaça processo judicial e banda cover relata “cartas agressivas”

https://youtu.be/_Q9KbZWpdPs

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!