De Johnny Cash a Kobe Bryant, Donald Trump manda construir 250 estátuas de “heróis americanos”

Donald Trump anunciou a criação do "Jardim dos Heróis Americanos" como resposta aos "atos de vandalismo" que ocorreram nos protestos do Black Lives Matter.

Donald Trump manda construir 250 estátuas de “heróis americanos”
Foto de Donald Trump via Wikimedia Commons | Reprodução/YouTube

Poucas horas antes de se despedir da Casa Branca, Donald Trump surge com uma nova decisão: a criação de um Jardim dos Heróis Americanos.

A ordem executiva anunciada nesta segunda-feira (18 de Janeiro) inclui uma lista que contempla 250 nomes de personalidades do entretenimento, literatura, do esporte e da política que já faleceram para serem eternizadas em estátuas que ocuparão o chamado Jardim Nacional (via CoS).

Em uma escolha aparentemente aleatória, Trump selecionou músicos como Johnny Cash, Whitney Houston, Louis Armstrong, Elvis, Ray Charles, Frank Sinatra, Miles Davis e tantos outros nomes.

Na lista também estão o jogador de basquete Kobe Bryant, a ativista Rosa Parks, o jogador de beisebol Jackie Robinson, o pugilista Muhammad Ali, o ator John Wayne e o fundador da Walt Disney Company, Walter Elias “Walt” Disney.

Acredite, o jardim não contará apenas com referências americanas, já que aparecem na lista nomes como o do cineasta britânico Alfred Hitchcock, da filósofa política alemã Hannah Arendt, do apresentador canadense Alex Trebek e da atriz sueca Ingrid Bergman.

Jardim dos Heróis Americanos

De acordo com Trump em sua ordem executiva, o Jardim Nacional será construído como uma “resposta americana” aos “atos de vandalismo” que ocorreram durante os protestos do Black Lives Matter em 2020, em que monumentos de generais confederados e de Cristóvão Colombo foram removidos.

Mantendo esta tradição, a América está respondendo à trágica derrubada de monumentos à nossa geração fundadora e aos gigantes de nosso passado com o início de um novo projeto nacional para sua restauração, veneração e celebração.

O presidente chegou a comparar a construção do jardim à Freedom Tower, prédio construído após os ataques terroristas do 11 de Setembro.

Vale destacar que Joe Biden, após assumir a presidência dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20 de Janeiro), pode cancelar o projeto e aplicar o valor, que não foi divulgado, em outra construção.

Confira no tweet abaixo a ordem executiva que contém todos os nomes escolhidos por Trump (ou será que foi por uma lista do Google?).