The New York Dolls em 1975
Foto do The New York Dolls via Shutterstock (Sylvain ao centro)

Sylvain Sylvain, integrante da influente banda The New York Dolls, morreu aos 69 anos de idade.

O músico nascido no Egito como Sylvain Mizrahi fez parte do icônico grupo que misturava hard rock e glam, além de ajudar a definir as bases para o Punk.

A causa da morte foi um câncer e quem falou a respeito foi sua esposa, Wendy Mizrahi, que disse:

Como a maioria de vocês sabem, Sylvain lutou contra o câncer pelos últimos 1/2 anos.

Apesar de ter lutado uma brava luta, ontem (13) ele faleceu por causa da doença. Enquanto estamos de luto pela sua perda, sabemos que ele finalmente está em paz e sem dor. Por favor ouçam suas músicas bem alto, acendam uma vela, digam uma prece e vamos enviar esse lindo boneco para o seu caminho.

Ao lado da banda formada em 1971, Sylvain fez parte de um movimento que redefiniu questões sonoras e estéticas da música de Nova York nos Anos 70 e 80, influenciando milhões de pessoas no mundo inteiro através disso. Além da guitarra, ele também era responsável pelo piano.

Segundo relatos de pessoas ligadas a essas próprias bandas, o New York Dolls serviu como influência para nomes como Sex Pistols, Guns N’ Roses, KISS e The Smiths, sendo que Morrissey chegou inclusive a organizar um show de reunião do grupo em 2004.

Sylvain Sylvain

Nascido no Cairo em 1951, o músico se mudou para a França e depois para os Estados Unidos quando sua família, ainda nos Anos 50, decidiu sair do Egito.

Morando no interior do estado de Nova York por um tempo, ele acabou indo viver no Queens, em Nova York, e por lá abriu uma loja de roupas chamada “Truth And Soul”, que ajudou a definir a forma como a banda se apresentaria ao público.

Seu sócio na empreitada era o colombiano Billy Murcia, que se tornaria baterista do New York Dolls.

New York Dolls

David Johansen e Sylvain Sylvain
Foto @davidjohansen.official

Ao lado de The Velvet Underground e The Stooges, a banda é considerada uma das precursoras do Punk, influenciando o movimento que é conhecido como proto-punk.

Devido a inúmeras questões, internas e externas, a formação original do NYD se desfez rapidamente e eles foram uma daquelas bandas que nunca tiveram grande sucesso comercial mas ganharam status de cult entre amantes do Rock And Roll.

Seus dois primeiros discos, New York Dolls (1973) e Too Much Too Soon (1974) são extremamente influentes e, basicamente, os únicos registros do grupo em seu auge, já que ele se separou em 1976 e só voltou em 2004, já com uma formação diferente e sem o mesmo impacto.

Curiosamente, o vocalista da banda, David Johansen, se lançou em uma carreira solo com o nome Buster Poindexter, e apesar do sucesso mediano, emplacou um grande hit através de “Hot Hot Hot”, que você pode ver logo abaixo.

Johansen prestou uma homenagem ao colega de banda em sua conta oficial no Instagram, dizendo:

Meu melhor amigo em tantos anos, eu ainda me lembro da primeira vez que o vi chegando no local de ensaio/loja de bicicletas com a sua mala de carpete e a guitarra direto do avião após ser deportado de Amsterdã, eu me apaixonei por ele instantaneamente. Vou sentir a sua falta, velho amigo. Eu deixarei o fogo aceso em casa. Au revoir Syl mon vieux copain

Que descanse em paz e obrigado por tudo, Sylvain Sylvain.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!