Jason Newsted e James Hetfield

A entrada de Jason Newsted no Metallica dividiu muitas opiniões, e sua saída mais ainda. Felizmente, algum tempo depois o vocalista e guitarrista James Hetfield resolveu dar mais detalhes sobre os motivos por trás de Jason deixar o grupo.

Em uma entrevista disponível em vídeo ao final da matéria, Hetfield comentou:

Eu acho que deve ter sido extremamente agridoce para ele. Como um sonho virando realidade, mas, ‘Eu estou entrando no lugar de alguém que nunca pode ser substituído.’ Deve ter sido muito difícil — para ele e para nós, foi difícil; simplesmente foi, de verdade.

E o básico de psicologia vai te dizer que toda a nossa raiva, nosso luto e tristeza acabou direcionado a ele — não tudo, mas uma boa parte disso. Ele era um alvo fácil. E eu acho que havia algumas coisas sobre o Jason, a sua personalidade. Ele era pateta o suficiente para aguentar, o que era um ponto positivo para ele.

Eu acho que ele era tão fã, e nós odiávamos isso — nós odiávamos essa parte. A gente queria ‘desfãzar’ ele e torná-lo tão duro quanto nós éramos. Então tentamos tirar o fã de dentro dele na porrada. Tentávamos também fazê-lo tocar algo diferente, como o Cliff [Burton] faria.

Ele tocava com uma palheta e ele seguia o que quer que eu fizesse [na guitarra]. E eu lembro que houve tempos em que eu estava tocando, e eu só virava pro outro lado para que ele não visse o que eu estava tocando para ele não poder me seguir. É tipo, ‘Faça o que você quiser fazer.’

Mas, obviamente, ao vivo, ele encaixava perfeitamente — ele era uma grande força. E você ouvia o baixo ao vivo. E ele não tinha medo de vir pro microfone e latir quando sentia vontade disso. E ele suava — ele suava muito — e ele se dedicava muito ao show ao vivo. Então isso ganhou muito respeito, pelo menos eu acho que pra gente, quando começamos a fazer turnês com ele.

Quem também falou sobre a situação foi Kirk Hammett, que comentou sobre como o baixo quase inaudível de …And Justice for All fazia Newsted querer compensar essa ausência nas apresentações — “ele estava dando seu máximo”, comenta o guitarrista, que também destaca que Jason se destacava muito nas canções de AJFA quando eram tocadas ao vivo.

Veja pelo vídeo a seguir!

James Hetfield abrindo o jogo sobre Jason Newsted

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!