The Okee Dokee Brothers recusam indicação ao Grammy de Melhor Álbum Infantil
The Okee Dokee Brothers | Reprodução / Instagram

O Grammy 2021 está envolvido em uma nova polêmica.

Após a falta de indicações para artistas como The Weeknd, três dos cinco indicados ao prêmio de Melhor Álbum Infantil recusaram suas nomeações em forma de protesto pela categoria só ter indicado artistas brancos.

Junto com o cantor Alastair Moock, as bandas Okee Dokee Brothers e Dog on Fleas solicitaram que a Academia não incluísse seus nomes nas cédulas de votação.

Ao NPR (via NME), Moock comentou que gostaria de ganhar a premiação, mas não da maneira que foi a indicação de 2021.

Depois do ano que tivemos, indicar apenas pessoas brancas parece bem errado. É claro que eu adoraria ganhar um Grammy, mas não desse jeito, em que o jogo não tem as mesmas regras para todo mundo.

Joe Mailander, cantor do Okee Dokee, manifestou que a premiação não pode se tratar apenas “de caras brancos com violões tocando para crianças”, e que a intenção dos artistaa é dar as boas-vindas aos diferentes tipos de música.

Nós pensamos que recusar seria o melhor que poderíamos fazer para apoiar as pessoas não brancas cujos álbuns são frequentemente deixados de fora das indicações ao Grammy.

Os indicados

Com a saída do artista e das duas bandas, continuam na disputa Justin Roberts, com o disco Wild Life e a cantora Joanie Leeds, que defendeu sua permanência por ter feito o álbum All the Ladies, que busca “empoderar jovens mulheres”.

A Academia

Antes da decisão oficial, os indicados se reuniram com o novo presidente e CEO interino da Recording Academy, Harvey Mason Jr, e o a diretora de diversidade, equidade e inclusão, Valeisha Butterfield Jones.

Sobre a situação, Jones disse em um comunicado:

Somos uma instituição que está pronta para mudanças, mas os desafios que enfrentamos não são só nossos, ou só da nossa indústria. Eu acho que estamos em um tempo importante. Em 2020, vimos o reconhecimento dos problemas raciais. Depende de nós o que faremos com esse reconhecimento, e como tomaremos medidas reais e significativas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!