Jay-Z e Meek Mill
Fotos via Wikimedia Commons e Reprodução/Instagram

Grandes nomes do Rap, Jay-Z Meek Mill acabam de dar uma contribuição aos EUA que vai muito além da música.

Neste último 4 de Janeiro, o estado norte-americano de Michigan aprovou uma série de leis que propõem uma reforma prisional significativa no local e todas contaram com apoio da REFORM Alliance, uma organização de reforma da justiça criminal fundada pelos dois astros.

Agora, os adultos terão o prazo de liberdade condicional reduzido de cinco para três anos e também estão proibidas as extensões infinitas de termos de condicionalidade de crimes. Além disso, as sanções de prisão por violações técnicas de liberdade condicional também foram limitadas e os termos de supervisão da liberdade condicional serão adaptados aos riscos e necessidades de cada pessoa individualmente.

REFORM Alliance e reforma no sistema prisional

A aliança REFORM também conta com a presença de outros figurões do país, como Robert Kraft (dono do New England Patriots, da NFL), Michael Rubin (sócio do Philadelphia 76ers, da NBA) e Clara Wu Tsai (sócia do Brooklyn Nets, da NBA). Rubin falou mais sobre essa decisão:

É encorajador assistir aos líderes bipartidários de estados diferentes reconhecerem a necessidade de uma legislação justa e racional focada em criar segundas chances para aqueles no sistema de justiça criminal. Estamos incrivelmente gratos à governadora Whitmer por assinar essas propostas [e transformá-las] em lei e pela coalisão de grupos que nos apoiou durante esse processo. Essa é uma vitória tremenda para a REFORM e uma forma forte de começar 2021.

Já o CEO da organização, Van Jones, adicionou que essa nova legislação trará “mudança significativa e oportunidades para milhares de indivíduos e famílias por todo o estado de Michigan”, além de agradecer a governadora por melhorar o sistema criminal de maneira “justa e balanceada”.

Com a medida, espera-se que o estado de Michigan tenha uma queda de 8,4% no número de casos de liberdade condicional que, além de tudo, vinha onerando o orçamento local.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!