Punks em Mulher Maravilha 1984

O Natal de 2020 marcou a data do lançamento de um dos filmes mais aguardados de um ano com pouquíssimas produções cinematográficas lançadas, e é claro que estamos falando de Mulher Maravilha 1984.

A sequência do longa que estrela Gal Gadot no papel da heroína já disparou como a maior bilheteria do ano mas também veio acompanhada de críticas, inclusive de alguns Punks nas redes sociais. Não faz sentido? Calma, a gente te explica.

Em uma cena, alguns jovens aparecem andando pelas ruas de Washington, capital dos EUA, com camisetas de bandas do movimento Punk, incluindo uma do Cro-Mags que referencia o álbum The Age of Quarrel.

O problema, de acordo com essas pessoas, é o que o disco só teria sido lançado em 1986 e, como fica claro a partir do título, o filme se passa em 1984. Isso levou a diversas acusações de que a diretora Patty Jenkins não teria conhecimento da história da banda nem do movimento, as quais foram prontamente respondidas pelo vocalista John Joseph.

Cro-Mags e Mulher Maravilha 1984

Usando seu Instagram, o lendário músico do Cro-Mags defendeu a diretora — de quem é pessoalmente amigo — e deixou claro que foi ele mesmo quem deu a camiseta utilizada no filme:

Umas vinte pessoas vieram me falar sobre isso. A diretora/escritora Patty Jenkins (Monster – Mulher Maravilha etc.) é uma boa amiga desde os anos 80 – ela me pediu para mandar uma camiseta Cro-Mag para o novo ‘Mulher Maravilha 1984’ lançado hoje. Eu mandei a ela essa camiseta do ‘Age of Quarrel’. O álbum original (K7 preta) foi gravado em 1984. Eu e o Parris (guitarrista) pagamos pela gravação. O pai dele era dono de uma fábrica de prensagem em Nashville e prensou as fitas. Aqui vão alguns fatos curiosos também. – Eu arrumei o primeiro trabalho de direção para Patty. Foi para o vídeo de Three Wishes, da banda Leeway. Ela estudou cinema em Nova York mas cresceu em DC – é uma enorme fã do Bad Brains também!

O último trecho da fala de Joseph também fica bem claro no longa, já que justamente ao lado da pessoa com a camiseta do Cro-Mags está um cara usando uma regata do Bad Brains.

Em um outro comentário na rede social, John também deixou uma sugestão para que as pessoas “falem sobre coisas que elas sabem ao invés do que elas acham que sabem”. Já outra lenda que fez parte do Cro-Mags, Harley Flanagan, deixou um recado mais direto:

AS PESSOAS REALMENTE ACHAM QUE EU ME IMPORTO SE HÁ UMA QUESTÃO DE LINHA DO TEMPO COM MULHER MARAVILHA 84?? RINDO PRA CARALHO UAU

Bom, resolvido então?!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by John Joseph (@johnjosephcromag)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Harley Flanagan (@harleyfflanagan)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!