Exclusive os Cabides
Crédito: Carolina Werutsky

A banda catarinense Exclusive os Cabides lançou nas plataformas digitais seu disco de estreia, Roubaram Tudo.

O álbum, que apresenta nove faixas que unem a música brasileira ao rock alternativo com pitadas de psicodelia, entrou para a lista de melhores discos nacionais do ano, segundo o TMDQA!.

O título do trabalho, assim como o nome do grupo, tem uma origem curiosa, pois vem de uma notícia de jornal.

Na ocasião, um familiar de um dos integrantes teve sua loja roubada e um trecho da reportagem dizia o seguinte: “roubaram tudo, ‘exclusive’ os cabides”. Ou seja, o erro na grafia inspirou os músicos.

Antes do lançamento do disco, eles divulgaram o clipe da canção “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”. O vídeo animado foi realizado por Gabriel Felds a partir do personagem criado pelo guitarrista e vocalista João Paulo de Ávila Pretto, Bubbles.

Ele, que é feito de chiclete e possui nariz grande e corpo rosa, faz parte de uma tirinha que estampa uma camiseta da banda. Bubbles anda de skate pela cidade e tem epifanias psicodélicas sobre a realidade depois de ser picado por uma abelha.

“Queremos apresentar para as pessoas uma estética alternativa e original que desperte um entendimento da identidade da banda desde o início. ‘Cabides? Ah sim, aqueles que tem um clipe que foi feito no Paint’,” brinca João.

A formação do quinteto, que também tem os EP’s Para Endoidar o Cabeção (2019) e Demos Roubadas (2020), é completada por Antônio de Ávila dos Anjos (percussão e vocais), Kelmer Cunha (baixo), Eduardo Possa (guitarra) e Ana Nasário (bateria).

Tadini

Tadini
foto: divulgação

O cantor e compositor brasileiro Tadini, radicado em Los Angeles, na Califórnia, disponibilizou seu primeiro clipe na carreira, feito para a música “Welcome Back to Freedom”.

A premissa do vídeo é baseada na necessidade de cuidarmos da saúde mental em tempos pandêmicos.

Segundo pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), 40,4% das pessoas entrevistadas disseram ter tido sentimentos de tristeza ou depressão ao longo do isolamento social.

Outros 52,6% afirmaram experimentar momentos de nervosismo ou ansiedade, em maior ou menor frequência.

“Eu resolvi filmar o clipe na minha própria casa pela metáfora de estar preso em mim mesmo. Existe também uma narrativa abstrata que conecta ao lyric vídeo da música ‘The Arsonist’ através das imagens com fogo. Essa é uma música que fala da saúde mental, que é um tema universal e que é cada dia mais relevante, especialmente agora,” comenta Tadini, que dirigiu o próprio vídeo.

O artista de 24 anos incluiu a canção no disco Collective Delusion (2020).

andre L.R. mendes

andre L.R. mendes
foto: divulgação

O cantor e compositor baiano andre L.R. mendes divulgou nas plataformas de música o álbum Manda Notícias.

O disco apresenta oito canções e, junto com o lançamento, o artista também liberou o clipe feito para a faixa “Mana,…”. O vídeo foi produzido e editado pelo próprio andre, com o auxílio de Cintia M. na captação das imagens.

“‘Mana,…’ é uma música emocional ao mesmo tempo que é algo muito simples como uma mensagem de texto contando como a vida está. O que chegou primeiro nessa canção foi a frase final ‘a gente segue levando a vida e ousando ser feliz’. Assim que tive a ideia, decidi que era exatamente desse jeito que eu queria terminar o disco, porque a felicidade é também uma linda forma de resistência, absolutamente essencial nesse momento que estamos passando,” afirma o músico, que vinha liberando um novo single do trabalho a cada mês.

O disco do ex-integrante da banda Maria Bacana foi composto, gravado, cantado, arranjado, produzido, mixado e masterizado sozinho pelo artista ao longo da quarentena.

Para 2021, andre prepara o lançamento de outro álbum, O Rei dos Animais, que chegaria neste ano mas teve seu processo interrompido pela pandemia do coronavírus.

Little Quake

Little Quake
foto: divulgação

Por causa da pandemia da Covid-19 e seu decisivo impacto nas atividades do setor do entretenimento, o duo Little Quake decidiu desengavetar um projeto adormecido e assim surgiu o EP visual another half.

Liberado no YouTube via Dinamite Records, o projeto revisita quatro canções que apareceram nos dois álbuns prévios da dupla, formada por Wysrah Moraes e Dudu Machado. Eles regravaram as faixas com arranjos acústicos, em casa, sem grande estrutura e com pouca produção.

“Após um ano em São Paulo, conhecendo muitos músicos e profissionais da área, bares e casas de shows, eventos de rua e tudo mais que acontece nessa cidade doida, eis que um vírus corta de súbito qualquer possibilidade das pessoas se aglomeraram. Para não enlouquecer resolvemos fazer algumas versões acústicas de músicas antes muito barulhentas,” afirma Wysrah, que toca baixo e faz backing vocals.

“Uma vez que boa parte das composições da banda surgiu em um violão antes de serem desenvolvidas até chegarem ao que a galera conhece, achamos que seria justo apresentar este formato pra quem curte nosso som e contar um pouco mais sobre quem somos e como enxergamos nossa música e processo criativo,” completa Dudu, que canta e toca bateria.

Koalas from El Dorado

Koalas from El Dorado
foto: Dan Stump

A banda amazonense Koalas from El Dorado lançou recentemente no YouTube o lyric video feito para a faixa “Bússola”.

Produzido pelo artista plástico Arcanjo dos Santos, o material é uma animação inspirada na capa do single.

“Bússola para mim é um novo lado da Koalas from El Dorado, um som que representa muito bem a identidade de nós quatro juntos. É também o desabafo de ver as coisas que nós gostaríamos tanto que dessem certo não dando tão certo assim,” define o guitarrista Arthur Bindá.

O grupo de rock alternativo tem a formação completada por Gabriel Siza (vocal/baixo), Gabriel Machado (vocal/guitarra) e Juan Gabriel (bateria).

Com doses de post-rock e post-punk, em 2018 eles haviam liberado simultaneamente os EPs Como Quem Não Quer Nada e Can´t Get Enough.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!