Paul McCartney em Curitiba, 2019

O lendário Paul McCartney apoia o veganismo já faz um bom tempo, e agora participou de uma iniciativa sensacional chamada Veganuary.

A ideia do projeto é incentivar que pessoas que não aderem a esse estilo de vida no momento tenham um mês vegano em Janeiro e, possivelmente, abracem esse tipo de alimentação pelo restante de 2021 e quem sabe até mesmo da vida.

Para isso, foi publicada uma carta que explica os benefícios pessoais e coletivos da vida vegana e o documento foi assinado por centenas de personalidades importantes do mundo todo, incluindo músicos como Macca. Além dele, nomes como Johnny Marr (ex-The Smiths), Oli Sykes (Bring Me the Horizon) e Bryan Adams estão entre os que deram seus apoios.

A carta aberta atenta para o fato de que as mudanças climáticas e pandemias, como a do Coronavírus, podem estar diretamente ligadas ao consumo de produtos de origem animal:

A indústria da pecuária é responsável por cerca de 14,5% de todas as emissões de gases de efeito estufa gerados pelo ser humano. Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que quase todos os produtos de origem animal criam muito mais emissões do que quase todos os produtos de origem vegetal. Muito simplesmente, não podemos enfrentar as mudanças climáticas enquanto produzimos e comemos animais em escala industrial.

Os especialistas em pandemias advertem que, devido às condições de superlotação e esqualidez, as fazendas industriais – especialmente as indústrias de frangos – são locais de reprodução para a próxima pandemia global. Estas indústrias já nos deram H1N1 (gripe suína) e H5N1 (gripe aviária), sendo que esta última tem uma taxa de mortalidade de 60 por cento.

[…]

O colapso catastrófico do clima e as pandemias globais são problemas seríssimos, mas não são inevitáveis. Se agirmos agora, o futuro pode ser melhor. Portanto, vamos entrar 2021 com positividade e determinação para fazer tudo o que pudermos para proteger o nosso planeta, seus espaços naturais e a saúde e bem-estar de todos os seus habitantes. Para isso, precisamos mudar nossas dietas.

Você pode ler tudo na íntegra e se inscrever para participar do desafio neste link.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!