Sex Pistols no Natal de 1977
 

Sabemos que infelizmente nos últimos anos John Lydon — o Johnny Rotten — virou um babaca de primeira, mas houve um tempo em que o vocalista dos Sex Pistols era um baita ídolo e lutava pelas coisas certas.

Foi o que aconteceu em 1977, quando a lendária banda Punk se apresentou no Dia de Natal em Huddersfield, na Inglaterra. A ocasião era especial para além da data: os bombeiros locais estavam fazendo uma greve, buscando pagamentos mais justos por seus serviços.

A banda se comoveu e, mesmo banida de boa parte do país por suas incontáveis polêmicas, conseguiu encontrar uma forma de se apresentar em uma pequena casa de shows chamada Ivanhoe’s. Mas os britânicos resolveram fazer muito mais do que só chegar lá e tocar.

Sex Pistols e o Natal de 1977

Cheio de espírito natalino, o grupo chegou bem cedo ao local e lidou primeiramente com as crianças e adolescentes, filhos dos bombeiros que protestavam por seus direitos. Fontes dizem que Rotten distribuiu diversos itens dos Pistols, incluindo pôsteres e insígnias, além de um bolo enorme que fez a diversão dos mais jovens — e do próprio Johnny, que teria mergulhado de cabeça no bolo e dado início a uma guerra de comida.

Continua após o vídeo

A festa tomou conta do local e há até mesmo relatos de Sid Vicious dançando hits do Pop da época com a galera mais nova, antes de se encolher em um quarto com Nancy Spungen e ficar vendo revistas pornográficas.

Aliás, reza a lenda que Johnny Rotten teve que ter uma conversa com Sid sobre a sua atitude nessa ocasião específica. O vocalista afirmou algum tempo depois que, no papo, avisou a Vicious para não ser o “cara durão” de sempre, e sim agir da maneira correta para “passar a mensagem” aos mais novos.

Continua após o vídeo

A música também esteve presente, é claro. Os caras fizeram dois shows, sendo o primeiro para as crianças logo pela tarde e o outro mais à noite, voltado ao público adulto, e ambos tiveram a presença de hits gigantes como “Pretty Vacant”, “God Save the Queen” e, obviamente, “Anarchy in the UK”.

Curiosamente, a mensagem de Rotten para Vicious parece ter dado certo e o cara foi um dos destaques da noite, em especial por comandar os vocais de “Born to Lose”, canção de Johnny Thunders, enquanto o vocalista propriamente dito posava de Papai Noel.

A performance acabou sendo gravada e foi parar no disco Sid Sings, lançado de forma póstuma, mas esse não foi o único registro do dia. Além dos que já estão disponíveis nos vídeos acima, você ainda pode conferir a seguir uma gravação completa em áudio do segundo show da noite — que, aliás, acabou sendo o último dos Pistols no Reino Unido.

O histórico show de Natal dos Sex Pistols em 1977

 
Compartilhar