seu-pereira-e-coletivo-401-documentario
Foto por Thercles Silva

A banda paraibana Seu Pereira e Coletivo 401 se jogou nas estradas do Brasil durante 23 dias no ano de 2019, graças ao patrocínio Natura Musical. O resultado é o documentário Seu Pereira na BR 101 – Uma Expedição Musical Sobre a Cena Independente, que aborda a cena e o mercado musical indie na perspectiva de músicos e artistas nordestinos.

O grupo embarcou numa van e rodou 6.500 km, do Rio Grande do Norte até São Paulo. No total, foram 8 estados e 9 shows que foram antecedidos por um bate papo sobre produção independente e oficinas de produção musical com Ableton, poesia, bateria, entre outras. Foi uma imersão na engrenagem da música independente brasileira, trocando ideias com fãs, produtores e artistas locais e outros profissionais da área.

Ao longo da viagem, Seu Pereira e Coletivo 401 encontram outros expoentes da musicalidade nordestina, como Arthur Vieira (Banda Vieira), Banda Fôrra, DJ Dolores, DuSouto, Wado e Totonho (Totonho & Os Cabra). A pluralidade do mercado cultural nacional foi registrada no documentário. O vídeo abriga a diversidade do povo brasileiro, sotaques mil, e mostra o que acontece atrás dos palcos. A pergunta “existe alternativa para os alternativos?” está em pauta. Seu Pereira celebra a realização do filme.

A experiência com a expedição Seu Pereira na BR 101 serviu para comprovar que a alternativa pros artistas independentes no Brasil é a busca e o foco na autogestão. Desde a gravação e produção dos álbuns até divulgação online, estratégias criativas, parcerias com outros artistas… E por fim, se jogar na estrada. A expedição em parceria com a Natura, provou que estamos no caminho certo. Esse documentário de longa metragem é um marco histórico na nossa carreira.

O documentário traz um tema atual, que serve como material de estudo para o que será o mercado da música pós covid-19. Esse projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e da Natura Musical. Uma realização da Toroh Música & Cultura. Um filme de Ismael Farias e Marcelo Quixaba.

Assista a seguir Seu Pereira na BR 101 – Uma Expedição Musical Sobre a Cena Independente.

Seu Pereira pela 101…

Junto com o doc., a banda lançou o single “Pela 101, que já se encontra em todas as plataformas de streaming. Trata-se de um rock de pegada retrô, que fala de esperança e dias melhores no cenário político nacional, sem deixar o bom humor de lado, destaca Seu Pereira.

Os personagens seguem pela BR 101, fugindo do caos apocalíptico, lutando contra zumbis, vampiros, capitães, generais entre outros vilões. Quem quiser pode trocar os personagens fantasiosos por pessoas bem reais.

Como mostrado no documentário, a música foi composta e estruturada em meio a excursão da banda, usando as passagens de som para findar os arranjos. O resultado você pode conferir no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!