Pedro Bial e Jair Bolsonaro
Fotos via Divulgação e Wikimedia Commons

Pedro Bial teve duras palavras para dirigir ao atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante o Conversa com Bial da madrugada desta quinta-feira (17).

O programa de TV foi dedicado à importância da educação e da escola para as crianças — algo que foi reforçado com uma publicação no Instagram do apresentador com a #lugardecriançaénaescola — mas, antes de mergulhar no tema, Bial deu um discurso sobre o “desgoverno” de Bolsonaro (transcrição via Hugo Gloss):

Na pandemia desse 2020 nefasto, o Brasil se destacou. Difícil encontrar desgoverno que se compare no mundo. Desde o início, nosso desgovernante tentou negar a gravidade da crise, seguiu inventando remédios falsamente milagrosos, deu os piores exemplos sem máscara e sem noção, causou aglomeração e sabotou ministros da Saúde e da Educação.

O inominado contribuiu de forma decisiva para que mais gente morresse. Agora se supera, delirante, ao desprezar a única solução: a vacina. Mas, acredite, isso ainda não é o pior. Como disse o próprio acéfalo que hoje ocupa o Palácio do Planalto, ‘morrer todo mundo vai morrer mesmo’. Pior é pra quem tem a vida pela frente.

A geração das crianças do Corona ficará marcada para sempre. Aqui no Brasil, em nome da economia, forçou-se a abertura de tudo, de salões a lotéricas. Viva os shoppings, comprar é vida! O imperativo de reabrir as escolas, último da fila. Sequer mencionado. Então, agora, quem sabe que consequências um ano sem aulas terá sobre a saúde física e mental de crianças e adolescentes? Pior, alguém quer saber?

Parte das escolas particulares já voltou às aulas com protocolos de distanciamento e higiene. Já na rede pública, quase 40 milhões de estudantes seguem entre a precariedade total e a total interrupção do aprendizado e da proteção social que as escolas representam. É um quadro pavoroso e inadmissível. Como fazer para que as escolas públicas voltem a funcionar em 2021? Como resgatar a saúde e o equilíbrio de alunos, pais e professores exaustos? O que as experiências em outros países podem nos ensinar? O que essa, a 9ª economia do planeta, precisa fazer para reverter essa tragédia?

A fala dividiu opiniões nas redes sociais entre os apoiadores do atual presidente e os críticos, com estes últimos exaltando Bial por ter abordado o tema de forma franca e os primeiros pedindo apoio ao mandatário do país ao invés de reclamações.

Abaixo, você pode conferir vídeos do programa e decidir o que pensa sobre tudo isso.

Pedro Bial falando sobre Jair Bolsonaro

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!