Gilberto Gil
Crédito: reprodução

A websérie Pílulas da Sabedoria, assinada por Julio e Daniel Hey, conhecidos como Irmãos Ahimsa, já está disponível no IGTV e traz, entre muitas presenças ilustres, ninguém menos que Gilberto Gil.

O conteúdo formatado para o Instagram apresenta sete capítulos (quatro já foram liberados para o público) e faz parte do projeto Samadhi Road, documentário com lançamento previsto para 2021.

O material é um compilado de reflexões de personalidades que exploram a busca pela vida interior. Gil aparece nos dois primeiros capítulos da websérie.

O episódio de estreia recebeu o nome de “A Busca” e nele o ex-Ministro da Cultura conta sua experiência à procura do já citado Samadhi, estado espiritual de consciência. No depoimento, Gil admite que se considera, assim como antes, um buscador primário.

“Mesmo quando eu tive a ilusão de que talvez eu tivesse transposto, logo depois de colocar o pé no campo etéreo final da beatitude, o ego me puxava para dentro do ‘ser Humano’… que é a única coisa que posso imaginar que sei que sou,” revela.

Já no segundo capítulo, “Libertando-se da mente”, ele fala sobre autoconhecimento, compartilhando sua visão sobre questões atemporais.

O artista, que lançou seu disco mais recente, OK OK OK, em 2018, diz em seu vídeo que o “espírito é inacessível pela mente” e que considera a alegria e tristeza um dom individual.

Para ele, estes dois conceitos também podem ser alcançados, ou reduzidos, através da interação com as outras pessoas. “A vivência pode dar margem à aquisição de capacidade de alegria, aquisição de capacidade de redução de tristeza,” define Gil.

Outros convidados

Participam ainda do projeto, os músicos de jazz Sonny Rollins e Benny Golson, o maestro João Carlos Martins, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, além dos estudiosos Amit Goswami (físico quântico), Agnes Heller (filósofa), Robert Thurman (professor de Budismo Tibetano na Columbia University e presidente da Tibet House U.S.), Kaz Tanahashi (mestre Zen e ativista da paz) e Mooji (professor espiritual jamaicano).

O time de entrevistados é completado pelo automobilista Jackie Stewart e pelo escritor Paulo Coelho.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!