Ubirany, do grupo Fundo de Quintal
Foto por Marcelo Lacerda/PCR

Ubirany Félix do Nascimento, um dos fundadores do icônico grupo Fundo de Quintal, faleceu nesta sexta-feira (11) aos 80 anos de idade, vítima da COVID-19.

O cantor, que foi responsável por introduzir o repique de mão ao samba e influenciou toda uma geração de sambistas e pagodeiros, já havia passado mais de uma semana internado na Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro.

Com surgimento na década de 70, o Fundo de Quintal teve a ajuda de Beth Carvalho para chegar ao patamar nacional com força. Isso aconteceu na faixa “De Pé no Chão”, que contou com participação dos músicos e os projetou para uma carreira duradoura que foi celebrada em 2018 com um DVD de 40 anos de existência.

Neste ano, mais especificamente no dia 26 de Novembro, o grupo participou da gravação do DVD Samba de Verão de Diogo Nogueira. Não há qualquer informação sobre o fato de Ubirany ter contraído o vírus nessa ocasião.

Abaixo, você pode conferir uma nota emitida pela assessoria de imprensa do Fundo de Quintal. Que descanse em paz!

Nota do Fundo de Quintal

É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.

O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19.

A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!