Protestos por George Floyd
Foto Stock via Shutterstock
 

A adolescente americana Darnella Frazier, de 17 anos, que filmou em maio o terrível momento em que George Floyd estava sendo sufocado pela polícia, recebeu merecidamente um prêmio pela coragem de ter registrado a cena.

A jovem foi premiada com o Benenson Freedom of Expression Courage de 2020 durante a cerimônia do PEN America Virtual Gala (via hnhh).

O enaltecimento da atitude de Frazier aconteceu pois apesar da gravação ter sido intensa para a jovem, que precisou procurar terapia logo depois da situação, a filmagem resultou em um movimento antirracismo mundial, com a necessária atenção para o Black Lives Matter.

Spike Lee

O famoso diretor de cinema Spike Lee foi o responsável por entregar o prêmio a Darnella e aproveitou para celebrar a habilidade da jovem em filmar o incidente perturbador do início ao fim.

A CEO da PEN America, Suzanne Nossel, também a elogiou por sua coragem.

Com nada além de um celular e muita coragem, Darnella mudou o curso da história deste país, desencadeando um movimento ousado que exige o fim do racismo e da violência sistêmica nas mãos da polícia.

Sem a presença de espírito de Darnella e prontidão para arriscar sua própria segurança e bem-estar, talvez nunca tivéssemos conhecimento da verdade sobre o assassinato de George Floyd.

Após receber o prêmio, a jovem americana confessou que não esperava a repercussão que teve após divulgar sua gravação.

Eu nunca teria imaginado em todos os meus 17 anos de vida que isso seria comigo. É muito para absorver, mas não poderia agradecer o suficiente por tudo que está vindo em minha direção.

Todos estão me perguntando como eu me sinto. Eu não sei como me sentir, porque é tão triste. É tão traumatizante.

George Floyd

É importante lembrar que a gravação feita por Darnella foi fundamental na acusação contra os policiais responsáveis pela morte de George Floyd.

Após a atitude brutal do policial Derek Chauvin, ele e mais três oficiais foram acusados da morte de Floyd e irão responder por assassinato de segundo grau, leia aqui.

Em Outubro, Darnella fez uma publicação em sua conta do Instagram em homenagem ao aniversário de George Floyd, veja abaixo.