Protestos por George Floyd
Foto Stock via Shutterstock

A adolescente americana Darnella Frazier, de 17 anos, que filmou em maio o terrível momento em que George Floyd estava sendo sufocado pela polícia, recebeu merecidamente um prêmio pela coragem de ter registrado a cena.

A jovem foi premiada com o Benenson Freedom of Expression Courage de 2020 durante a cerimônia do PEN America Virtual Gala (via hnhh).

O enaltecimento da atitude de Frazier aconteceu pois apesar da gravação ter sido intensa para a jovem, que precisou procurar terapia logo depois da situação, a filmagem resultou em um movimento antirracismo mundial, com a necessária atenção para o Black Lives Matter.

Spike Lee

O famoso diretor de cinema Spike Lee foi o responsável por entregar o prêmio a Darnella e aproveitou para celebrar a habilidade da jovem em filmar o incidente perturbador do início ao fim.

A CEO da PEN America, Suzanne Nossel, também a elogiou por sua coragem.

Com nada além de um celular e muita coragem, Darnella mudou o curso da história deste país, desencadeando um movimento ousado que exige o fim do racismo e da violência sistêmica nas mãos da polícia.

Sem a presença de espírito de Darnella e prontidão para arriscar sua própria segurança e bem-estar, talvez nunca tivéssemos conhecimento da verdade sobre o assassinato de George Floyd.

Após receber o prêmio, a jovem americana confessou que não esperava a repercussão que teve após divulgar sua gravação.

Eu nunca teria imaginado em todos os meus 17 anos de vida que isso seria comigo. É muito para absorver, mas não poderia agradecer o suficiente por tudo que está vindo em minha direção.

Todos estão me perguntando como eu me sinto. Eu não sei como me sentir, porque é tão triste. É tão traumatizante.

George Floyd

É importante lembrar que a gravação feita por Darnella foi fundamental na acusação contra os policiais responsáveis pela morte de George Floyd.

Após a atitude brutal do policial Derek Chauvin, ele e mais três oficiais foram acusados da morte de Floyd e irão responder por assassinato de segundo grau, leia aqui.

Em Outubro, Darnella fez uma publicação em sua conta do Instagram em homenagem ao aniversário de George Floyd, veja abaixo.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!