Beyoncé em Cadillac Records

Há exatos 12 anos, em 8 de Dezembro de 2008, chegou ao mundo o filme Cadillac Records.

Contando a história da gravadora Chess Records, fundada pelo imigrante judeu vindo da Polônia Leonard Chess (Adrien Brody), o longa teve diversos grandes nomes em seu elenco e uma das atuações que mais chamou atenção foi a da icônica Beyoncé, que por lá interpretou a lendária Etta James.

A trama gira em torno de como Chess contratou uma dupla de músicos de Blues que viria a se tornar lendária — Muddy Waters (Jeffrey Wright) e Little Walter (Columbus Short) — e isso acabou sendo o primeiro passo para abrir as portas para os músicos negros, que viraram astros de sua gravadora.

Etta é uma dessas artistas, assim como Howlin’ Wolf (Eamonn Walker) e Chuck Berry (Mos Def), e o título sugestivo é uma referência ao fato de que tudo que a gravadora fazia estava intrinsecamente relacionado à marca de carros de luxo: as vendas de discos se davam pelo porta-malas do Cadillac de Chess, e o dono costumava presentear seus clientes com carros da marca para satisfazê-los.

Trilha sonora de Cadillac Records

É claro que uma das grandes atrações do longa foi a sua trilha sonora, que contou com uma mistura de faixas originais e covers de clássicos do Blues assinadas por nomes como Nas e Solange e acabou sendo nomeada a diversos prêmios no Grammy, inclusive Melhor Trilha Sonora Original.

No fim das contas, a única vitória foi da própria Beyoncé: a sua versão espetacular de “At Last” ganhou o troféu de Melhor Performance Tradicional de R&B. Como se não bastasse, a cantora também apresentou a canção durante a inauguração presidencial de Barack Obama, justamente enquanto ele e sua esposa, Michelle, faziam a primeira dança como os novos chefes de Estado.

Nem tudo são flores, no entanto. Etta James não curtiu nada disso e deixou bem claro, à época, que “não aguenta a Beyoncé”. Segundo a lendária cantora, ela “não tinha nada a fazer ali, cantando minha música que eu canto desde sempre”.

De toda forma, tanto a performance na inauguração quanto a do filme (que você pode ver logo abaixo) foram bastante elogiadas pelo público em geral, e é uma ótima ideia para esse final de semana relembrar essa obra, disponível para aluguel e compra na loja do iTunes ou pelo serviço Looke.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!