Andre Matos com o Viper no Rock In Rio
Foto de Andre Matos via Shutterstock

Ronaldo Caiado (DEM), governador do estado de Goiás, seguiu a decisão de outros estados brasileiros e sancionou o projeto que institui o Dia do Heavy Metal em 8 de Junho como uma homenagem ao saudoso Andre Matos.

O vocalista de bandas como Angra e Shaman faleceu em 8 de Junho de 2019 e é considerado um dos grandes pioneiros do gênero no país, principalmente por ter começado sua carreira muito jovem e exportado a música brasileira pesada para outros países.

Vale lembrar que, mesmo dentro do território nacional, Andre conseguiu feitos históricos e foi até tema de novela quando “Fairy Tale”, do Shaman, foi escolhida para a trilha sonora de O Beijo do Vampiro.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a importância do gênero no estado do Centro-Oeste, o Diário de Goiás destacou algumas das bandas que fizeram história por lá. Confira neste link.

Dia do Heavy Metal e homenagens a Andre Matos

Além de Goiás, a cidade de São Paulo, o estado do Paraná e a cidade de Manaus estão entre lugares que já decretaram homenagens a Andre Matos.

Vamos ver como serão as celebrações em 2021 — com muita música, esperamos! — mas já fica claro que existe um movimento, ainda que lento, para que cada vez mais locais dentro do país adotem o tributo.

Quem sabe eventualmente não teremos um Dia Nacional do Heavy Metal?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!