Médico grava vídeo sobre a COVID

A pandemia do novo Coronavírus já mudou as vidas de todo o planeta há praticamente um ano mas ainda há gente que não faz o mínimo para evitar a COVID-19.

Foi pensando nisso e, com muita frustração, que um médico resolveu gravar um vídeo que tem viralizado na Internet nos últimos dias.

Kenneth Remy é um profissional da saúde do Missouri, nos Estados Unidos, que tem estado na linha de frente contra a doença, vendo muitas pessoas morrendo diariamente, e não pensou duas vezes em gravar um vídeo onde diz: “espero que os últimos momentos da sua vida não se pareçam com isso”.

Médico Publica Vídeo sobre a COVID-19

O vídeo pode ser visto logo abaixo através de publicação da BBC, que mostrou como o médico simulou uma entubação em um paciente que já não consegue mais respirar por conta própria.

Nas imagens, Kenneth diz:

É assim que se parece quando você respira 40 vezes por minuto e tem um nível de oxigênio que está bem abaixo de 80. É assim que irá se parecer.

Eu espero que os últimos momentos de sua vida não se pareçam com isso. Porque é isso que você irá ver ao final da sua vida se nós não começarmos a usar máscaras em público. Se não praticarmos distanciamento social. Se não lavarmos as nossas mãos com frequência.

Eu prometo. Isso é o que você irá ver. Isso é o que o seu pai, sua mãe ou seus filhos irão ver ao fim de suas vidas se eles pegarem COVID. Isso é sério. Eu imploro: por favor pratiquem as medidas para diminuir o contágio do Coronavírus para que possamos evitar a tua infecção e das pessoas que você ama.

Em entrevista à BBC, ele explicou por que fez o vídeo simulando uma respiração difícil, entre outras coisas:

Eu havia cuidado de um paciente que havíamos entubado. Ele pediu se eu poderia falar para os seus familiares que ele o amava, porque ele disse que achava que não iria sobreviver. E ele estava certo, ele acabou morrendo.

E quando eu olhei para uma das nossas colegas, ela é uma enfermeira fenomenal, ela parecia cansada e eu pude ver como isso estava a afetando também.

Aí eu decidi pegar um laringoscópio e um tubo endotraqueal, fui para um quarto e no calor do momento gravei esse vídeo. Saber que as pessoas não praticam essas questões de saúde pública teve um peso imenso em mim naquele momento.

É verdade que muitas pessoas que pegam COVID irão sobreviver, e essa é a parte boa. Mas se você pegar a doença, for internado em uma UTI e chegar a ser entubado, as tuas chances de vida caem drasticamente. A probabilidade de morte aumenta muito e eu te prometo duas coisas: usar uma máscara não é tão desconfortável quanto ter um pedaço de plástico em suas vias aéreas para te ajudar a respirar e potencialmente encontrando o fim da sua vida.

E eu te prometo que a liberdade pessoal não importa quando você estiver morto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BBC News (@bbcnews)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!