fred-zeroquatro-sonofabit
Foto por Priscilla Burh e Lu Ourique

O músico pernambucano Fred Zeroquatro, frontman da banda Mundo Livre S/A, estreia nesta sexta-feira, 27 de Novembro, seu novo projeto, o Sonofabit. O primeiro lançamento chega ironizando a Black Friday e leva o mesmo nome do evento anual de compras.

A carreira de Fred sempre foi marcada pelo endurecimento às críticas ao sistema opressor. Agora, assumindo um tom mais político e intimista, o músico se junta com o produtor musical e instrumentista P3dr0 Diniz (Mundo Livre S/A) e lançam o single “Black Friday” como uma reprovação à histeria consumista. Com o título da faixa homônima à fatídica data, Zeroquatro propõe uma reflexão acerca do sistema capitalista e abre brechas para interpretações sobre o sensacionalismo e paradoxo criado pelos meios de comunicação de massa.

A mídia que primeiro noticia à conta-gotas a média móvel de mortos pelo COVID-19 é a mesma mídia que minutos depois anuncia o mega feirão promocional fazendo os centros de compras lotarem em plena pandemia.

A canção vem inspirada na estética folk, gênero em que o músico voltou a mergulhar durante o seu isolamento social, acompanhada pelo tempero eletrônico com os beats, baixos e efeitos de P3dr0. A faixa ainda conta com os sopros de Luizinho Nascimento, se aproximando de uma balada sessentista. Em conversa com o TMDQA!, Fred 04 conta que o atual período de quarentena teve grande participação na estreia do projeto, que vinha sendo idealizado desde 2015.

A pandemia acabou favorecendo essa estreia, pois interrompeu a turnê do álbum ‘A Dança dos Não Famosos’ [da Mundo Livre S/A] e nos fez mergulhar nessa onda de colaborações remotas. A linda participação de Luizinho, a milhares de quilômetros de distância, foi decisiva.

O Sonofabit surgiu com a proposta de apresentar um lado mais introspectivo e experimental de Fred Zeroquatro. Como um uma espécie de lado B, o projeto é um lugar onde um dos precursores do movimento manguebeat se propõe a apresentar coisas mais pessoais, através de composições filosóficas e existenciais. É nesse lugar onde se estuda as referências do folk britânico e se adapta a uma pegada brasileira, com experimentações de novas harmonias, com cordas triangulares ou cadências líquidas. Segundo o músico isso não se encaixaria na sua banda principal, pois, apesar da Mundo Livre S/A vir “se consolidando com uma linguagem marcada pela diversidade de formatos e texturas, há certos limites“.

Aí é que entra essa necessidade de dar vazão a experiências mais intimistas, sem qualquer amarra ou pressão envolvendo o show business, por exemplo. Acho que o disco será fluido, bem espontâneo, talvez incorpore algumas incursões mais diretas no piano. Adoro esse instrumento. A própria harmonia original de ‘Black Friday’ eu compus no piano da minha ex-esposa…

“Black Friday” é assinada por Zeroquatro, P3dr0 Diniz é o responsável pela produção musical e concepção artística. Já a capa do single é de Jorge Dupeixe, líder da Nação Zumbi. O lançamento abre as portas para o Sonofabit. No projeto, a dupla irá imprimir suas novas perspectivas musicais, trazendo uma instrumentação variada entre o acústico e o eletrônico, entre sintetizadores e cavaquinho, com a voz marcante de Fred. P3dr0 chega somando na estética com seu groove arrojado e a experiência na produção musical.

As raízes do Sonofabit vêm marcadas pelo hiato de lançamentos entre o disco Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa (2011) e o DVD Manguebit ao Vivo (2016), ambos do MLSA, quando Fred 04 mergulhou na pesquisa do folk britânico, inspirado por artistas como Nico, Van Morrison, John Cale, entre outros.  Sobre o projeto vir a tona apenas 5 anos depois, ele comenta:

Isso tem muito a ver com meu perfil geminiano/multipolar/esquizofrênico [risos]. Vale lembrar que a própria estreia profissional da Mundo Livre S/A só ocorreu após 10 anos de garagem. Faz parte do meu ativismo uma autocrítica às vezes paralisante que retarda o processo. A velha indústria fonográfica, que Deus a tenha, torcia o nariz pra esse tipo de postura. Digamos que ela já foi tarde [risos].

O próximo passo do duo é lançar um álbum e fazer uma circulação enxuta, quando for permitido diante do contexto pandêmico. Em nossa conversa, Fred conta que o trabalho ainda está em fase de composição e que não há qualquer pressa ou cobrança mercadológica. Segundo ele, a dupla está ainda aberta a novas colaborações para o disco.

O processo deve fluir de forma leve, sem ansiedade. E claro que há espaço pra muita colaboração. Algumas figuras já se oferecem nas redes (o que é o Instagram, meu deus [risos]), e isso torna o trabalho ainda mais empolgante, tem muita gente incrível com quem adoraríamos interagir, mas ainda não podemos adiantar nomes.

Ouça abaixo o single de estreia do Sonafabit, “Black Friday”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!