Crédito: arquivo pessoal
   

Por Natalia Salvador

As redes sociais estão sempre apresentando atualizações, com novas funcionalidades e ferramentas disponíveis para todos os usuários. Para discutir as melhores práticas para engajar no Facebook e Instagram, as mudanças mais recentes, entre outros tópicos, o Fast Forward recebeu, direto da Trends Brasil Conference 2020, Pedro Vilhena, Strategic Partner Manager do Facebook e Instagram, e Luiz Eduardo Garcia, Music Label Partnerships Manager da companhia. Saiba mais! 

O lançamento de novas funcionalidades influencia nos outros resultados da plataforma?

Por mais que muitos criadores compartilhem essa sensação, Pedro e Luiz afirmam que não existe relação na queda dos resultados com o lançamento de novas ferramentas. O reels, por exemplo, é uma ferramenta de descobertas e te permite ir mais longe do que um story. Além disso, tem muitas formas de distribuição, como de feed, da aba explorar e até a própria aba reels nos perfis, além de possibilitar o compartilhamento nos stories de qualquer usuário. Se existiu uma queda grande de outros resultados, deve ser entendido caso a caso. 

Segundo Pedro, a missão do Instagram é fazer com que as pessoas se expressem. Por isso, você não precisa ser um criador de conteúdo ou influenciador, basta usar a criatividade e experimentar o que funciona para o artista ou usuário comum. “Quer falar no IGTV sobre algum tema mais longo? Testa o tema e os formatos com a sua audiência antes falando nos stories, por exemplo”, indicou.   

A conversão é importante, mas também é importante ser criativo!

De acordo com Luiz e Pedro o cross post entre ferramentas e plataformas super funciona e é uma forma de começar a usá-las. Por exemplo, quando você posta um storie no Instagram é possível postá-lo automaticamente no Facebook. O mais importante é ter conteúdo de qualidade na plataforma, não necessariamente exclusivo ou produzido dentro da mesma. Aproveite as oportunidades das ferramentas enquanto elas ainda estão sendo exploradas como novidade pelos usuários!

Ficou curioso por mais dicas e informações sobre as funcionalidades do Facebook e Instagram, além das novidades que estão por vir? Ouça o episódio completo no link abaixo: