Vídeo de Hospital na Noruega

Saúde pública é um assunto que sempre esteve em pauta, mas a pandemia com certeza trouxe mais atenção à causa. Enquanto países como os Estados Unidos navegam por águas turvas nesse ponto, a Noruega aparentemente tem dado aula.

É claro que é difícil comparar países de portes tão diferentes, mas as imagens impressionam. Um vídeo que mostra um hospital público e extremamente tecnológico no país europeu evidenciou isso ainda mais, e viralizou na internet.

Hospital Público na Noruega

No clipe, que você assiste abaixo, é possível ver um hospital com quase todos os seus sistemas automatizados — incluindo a retirada e descarte de uniformes, o envio de frascos com sangue para exames através de um sistema de túneis, e até “delivery” entre unidades.

No Twitter, o perfil Public Citizen, uma central ativista americana que está no pé do Governo há anos, lamentou o próprio sistema de saúde. Hoje, os Estados Unidos não dispõem de fato de uma rede pública de saúde — aqui no Brasil, temos o SUS (e temos que defendê-lo) -, e gasta uma quantia inacreditável de dinheiro no exército. Exatamente U$ 740 bilhões ao ano.

Nos comentários da publicação original, usuários ainda lembraram do sistema prisional da Noruega, que também impressiona bastante, mas há outros dizendo que como em outros lugares do mundo, profissionais da saúde não são devidamente valorizados por lá.

Nós fomos atrás para conferir se essas imagens realmente são de um hospital público no país, e tudo que encontramos foram comentários de cidadãos noruegueses dizendo que sim.

Em tempo, nos comentários algumas pessoas fazem questão de dizer que o país é pequeno, por isso tão organizado, sendo que um tweet afirmou que a Noruega “tem 17 pessoas mais 2 com o presidente e sua esposa”.

Uma resposta certeira veio na forma do seguinte comentário:

Sem presidente e sem esposa. Mas temos uma primeira ministra. É uma mulher. (E sim, ela tem um arido). O resto de nós (todos os 17) mandam alô e desejam um bom final de semana!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!