Em 23 de novembro de 1990 o Bad Religion dava mais um passo definitivo para se tornar um dos grandes nomes do movimento punk e hardcore e chegava ao seu quinto trabalho de estúdio, intitulado Against The Grain que foi lançado pela influente gravadora Epitaph Records.

Após os aclamados álbuns Suffer e No Control, a banda repetiria a fórmula em Against The Grain unindo velocidade e letras políticas com forte críticas sociais totalizando 17 faixas em pouco mais de 30 minutos.

Alguns dos maiores clássicos da banda estão presentes nesse álbum como “Modern Man”, “Flat Earth Society” (sim, a Sociedade da Terra Plana), “Anesthesia” e “Faith Alone”.

A faixa “21st Century (Digital Boy)”, um dos principais clássicos da banda que permanece até hoje presente nos shows, foi regravada no disco Stranger Than Fiction, de 1994, e ganhou um videoclipe bastante veiculado na MTV aumentando ainda mais a popularidade do Bad Religion na década de 90.

O disco também marcou o último registro da clássica formação do Bad Religion com Greg Graffin (vocal), Brett Gurewitz (guitarra), Greg Hetson (guitarra), Jay Bentley (baixo) e Pete Finestone (bateria). Um ano depois do lançamento, o baterista Pete deixou a banda e foi substituído por Bobby Schayer.

Ouça Against The Grain na íntegra abaixo: