Porta dos Fundos e quadro com vereadora de Curitiba

O canal Porta dos Fundos, um dos mais conhecidos da internet brasileira, está sofrendo acusações de machismo nas últimas horas.

Isso porque a trupe compartilhou um vídeo onde aparece “Yollanda vereadora”, uma personagem fictícia que teria sido eleita a vereadora mais votada de Curitiba, no Paraná, durante as últimas eleições.

O quadro dá a entender que a tal da Yollanda vazou nudes às vésperas das eleições e por isso teria conquistado tantos votos, e ainda faz piada com o Partido Novo, já que ela “nem lembrava” que havia se candidatado e tinha ido a uma festa do partido “há um ano”.

No vídeo, a personagem explica como a candidatura decolou após o vazamento dos nudes, já que “a comunidade de swing do Paraná é maior do que eu imaginava e eles têm um carinho imenso por mim, pelo jeito, aí fizeram campanha pra tudo que é lado e eu deixei, fiquei com dó.”

Vereadora de Curitiba

A vereadora mais votada de Curitiba nas últimas eleições foi Indiara Barbosa, e obviamente as pessoas estão conectando a esquete a uma tiração de sarro com a política, que é do Partido Novo.

Nas redes sociais, o Porta dos Fundos está sendo criticado por vários lados, incluindo por pessoas reconhecidamente progressistas e que fazem oposição ao Partido Novo, como Felipe Neto, que falou:

Eu acho o partido NOVO patético. Típica turminha neoliberaloide q sonha em ver ricos ficando mais ricos, enquanto grita “É MERITOCRACIA” pros mais pobres.

Contudo, o vídeo feito pelo Porta dos Fundos sobre a vereadora do partido foi inaceitável.

Totalmente horrível.

Tabata Amaral, deputada federal pelo estado de São Paulo, filiada ao PDT, também se manifestou e criticou o quadro:

Uma das coisas mais suprapartidárias q existem no Brasil é o machismo. Seja você de esquerda ou direita, não há graça nenhuma em uma piada q insinua q uma mulher só foi eleita usando seu corpo. Esperamos que o @portadosfundos reveja sua postura. Toda solidariedade à @IndiaraNOVO

Resposta de Indiara Barbosa

Em sua conta oficial no Twitter, a vereadora mais votada de Curitiba já se pronunciou com algumas mensagens e, ao compartilhar o vídeo, disse:

Apesar de ter sido a vereadora mais votada de Curitiba, pelo @partidonovo30, certamente essa personagem não sou eu.

É uma pena que o @portadosfundos associe o sucesso de uma mulher a alguma conotação sexual. Temos muito trabalho para mudar essa cultura retrógrada.

Em outro momento, agradeceu pelas manifestações de apoio:

Agradeço imensamente as manifestações de apoio que recebi desde ontem. Sei que os desafios que envolvem entrar para a política são enormes. Essa situação me deixa ainda mais forte e motivada para fazer um excelente mandato como vereadora aqui em Curitiba. Seguimos firmes!

O Partido Novo também emitiu uma nota a respeito e disse:

O NOVO repudia veementemente o conteúdo preconceituoso do vídeo do Porta dos Fundos.

É uma falta de respeito, não só com nossa vereadora eleita, @IndiaraNOVO, mas com todas as mulheres que tiveram a coragem de se candidatar a um cargo público, independentemente do partido.

Você pode ver todo esse conteúdo logo abaixo.

Na descrição, o vídeo do Porta diz:

Pela família curitibana brasileira, pelas casas de swing, pelos garotos de programa, pela galera do OnlyFans, pelo clubinho de BDSM e por todos os sigilosos, avisem ao povo que Yollanda está eleita!

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!