preta-xenia-keila
Preta Rara, Xenia França e Keila Simpson | Fotos: Divulgação | Noa Grayevsky | Andrea Magnoni

A luta pela igualdade de gênero é um assunto que ainda precisa estar em pauta. Com o intuito de fortalecer cada vez mais esse movimento, Salvador e Berlim se juntam, entre os dias 25 e 28 de Novembro, como cidades-sede do evento “UNIDAS: Mulheres em Diálogos”.

Com 40 mulheres das mais diversas trajetórias, representatividades e origens, a programação conta com palestras, debates, grupos de trabalho e performances artísticas que foram divididas em quatro bloco temáticos: “Interseccionalidade”, “Direitos das mulheres e igualdade de gênero”, “Violência contra as mulheres” e “Prevenção de crises”.

As atividades serão transmitidas de forma gratuita no canal do YouTube do Goethe-Institut Salvador-Bahia, que será o palco principal do evento. Em Berlim, as discussões, palestras e grupos de trabalho se darão online, conectados e simultâneos aos do Brasil, construindo pontes digitais transatlânticas.

Realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, pelo Goethe-Institut e pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores, que patrocina o projeto através do seu ministro Heiko Maas, e com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), o encontro busca dar substância aos propósitos da rede UNIDAS, lançada em abril de 2019.

A partir de uma curadoria formada integralmente por mulheres, o evento contará com ativistas que estarão presencialmente em Salvador, que incluem militantes artísticas, negras, indígenas, LGBTQI+, periféricas, anticapacitistas, políticas, educacionais e sociais.

Estão confirmados nomes como a autora Carla Akotirene, a rapper, historiadora e escritora Preta Rara, a empreendedora social Ana Fontes, a líder da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) Keila Simpson e a ativista, prostituta e educadora Lourdes Barreto.

A programação tem início na quarta-feira (25 de Novembro), às 15h e contará com uma cerimônia transmitida em português, alemão e espanhol, que reunirá Michelle Münterfering, ministra de Estado no Ministério Alemão das Relações Exteriores; Carola Lentz, presidente mundial do Goethe-Institut; Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia; Sibel Kekilli, atriz e membro-fundadora da rede UNIDAS; e Xenia França, cantora e membro-fundadora da rede UNIDAS.

A palestra oficial de abertura fica a cargo da pesquisadora Carla Akotirene. E, às 19h, o evento contará com os shows da rapper Preta Rara e da cantora ameríndia Brisa Flow.

Confira a programação completa do “UNIDAS: Mulheres em Diálogos” aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!