Never Ending Mixtape: conheça a coleção de playlists editoriais no Spotify
Foto: Divulgação

Com o objetivo de organizar e divulgar lançamentos da música nacional e internacional com uma curadoria humana, Alexandre Calderero criou a Never Ending Mixtape, uma coleção de playlists editoriais no Spotify que são alimentadas diariamente.

Utilizando o site Smarter Playlists, desenvolvido pelo programador de recomendações do Spotify, essa coleção de 8 listas são atualizadas todo dia com 18 músicas a partir de curadoria de Calderero, designer e produtor gráfico do Selo Sesc.

O curador explica que diariamente são adicionadas novas músicas nas listas-base alimentando cada playlist editorial. Um programa em python puxa dessas listas-base diariamente 18 músicas diferentes fazendo uma seleção nova e ordenando para que a variação de ritmo/bpm seja suave.

As coleções passeiam por diversos estilos e gêneros, são eleas: rap br 2020, suavin 2020, rockin 2020, jazzin 2020, pesadaum 2020, rap suavin 2020, fest 2020, br 2020 e a Never Ending Mixtape, que é formada por todas as 8 playlists agregadas.

Alexandre criou um modelo pra quem quiser criar programas similares a esses e criar algoritmos que façam playlists personalizadas para você.

Dá para, por exemplo, adicionar as listas No Repeat ou Descobertas da Semana dos amigos e montar um mix delas, ou pegar todas as suas Daily Mix e montar uma só. As possibilidades são inúmeras.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!