Bono e Ian Curtis

Joy Division tem relembrado a sua história em um podcast intitulado Transmissions, e o convidado mais recente por lá foi ninguém menos que Bono.

O vocalista do U2 participou justamente por ter sido tão influenciado pela banda liderada por Ian Curtis, e acabou contando também como conheceu o saudoso vocalista. Mas, antes dele falar, o baterista do Joy Division, Stephen Morris, deu a sua perspectiva do encontro:

Um monte de garotos irlandeses bem novos apareceram [no estúdio], e se anunciaram como a banda U2. O Martin [Hannett] estava sendo cotado como produtor do álbum deles.

Eu me lembro deles entrando no estúdio enquanto eu fazia o pedaço dos tons em ‘Love Will Tear Us Apart’ pela bilionésima vez. O jovem rapaz com o nome estranho, ‘Bono’, ouviu o que eu estava fazendo e pareceu bastante tomado por aquilo. Ele disse: ‘Eu não sei o que é que você está fazendo, mas adiciona bastante à faixa’, o que eu achei bem legal da parte dele.

O Martin entendeu aquilo como uma indicação de que o que eu estava fazendo era uma merda e jogou aquilo fora.

Visão de Bono

Já quando foi a sua vez de falar, o hoje icônico vocalista não escondeu que foi bem fanboy com os integrantes do Joy Division. Ele explicou:

Eles tinham um monte de discos de vinil ali: tinha coisas como Frank Sinatra, Kraftwerk e Bartók. Havia música clássica, música eletrônica, Frank-fodendo-Sinatra. Quem são essas pessoas?

[Eles] foram muito generosos, eles vieram dar oi para a banda. Nós apertamos as mãos deles. Aí esse homem com o peso do universo inteiro em sua voz, esse cantor de algum buraco negro — o lorde das trevas — deu um passo à frente e eu fiquei tipo: ‘Ai meu Deus, eu vou conhecer o Ian Curtis’. Eu estendi minha mão e ele disse, ‘Beleza?’, e eu não podia acreditar no som que ele fez.

Era só esse som doce, tão doce. Ele era essa bela alma mas ele cantava de um outro lugar. […] Foi apenas a conversa mais gentil e foi um momento muito especial.

Ouça o podcast na íntegra pelo player abaixo ou clicando neste link!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!