Donald Trump após coletiva
Reprodução/Twitter

As eleições de 2020 nos EUA estão sendo históricas por diversos motivos, e acaba de surgir mais um movimento marcante feito em conjunto pelas três maiores emissoras de TV do país.

ABC, CBS e NBC suspenderam o discurso feito por Donald Trump nesta quinta-feira (5) enquanto ele fazia alegações completamente sem base e/ou evidências de que a eleição no país estaria sendo fraudada.

O primeiro canal a interrompê-lo foi a MSNBC, filial à cabo da NBC, que esperou pouco mais de um minuto até intervir e fazer o famoso fact-checking nas falas de Trump. Não há qualquer prova para as afirmações e acusações feitas pelo atual presidente, que não vê cenário otimista para sua reeleição e parece buscar alternativas de vencer fora das urnas.

Em seguida, as outras emissoras também suspenderam a transmissão e explicaram tudo que era falso dentro das falas do candidato. As emissoras que transmitiram tudo, como a CNN e a FOX News, também fizeram o mesmo processo de fact-checking após o fim do discurso.

Você pode ver o momento de interrupção nos canais ao final da matéria, com legendas em português.

Eleições nos EUA

Entre suas alegações, Trump chegou até a dizer que as pesquisas eleitorais que mostravam Biden à frente eram falsas e foram responsáveis pela queda nas arrecadações de sua campanha e influenciaram no resultado da votação. Novamente, não há qualquer prova ou sequer indicação substancial de que isso tenha acontecido.

Até o momento, há uma indicação de que Joe Biden, candidato do Partido Democrata, esteja mais próximo da vitória. O processo de contagem de votos está complicado devido ao alto número de cédulas enviadas por correio em virtude da pandemia, e esses votos — todos enviados e processados de acordo com as leis do país — parecem favorecer o rival de Donald.

Vale lembrar, ainda, que Trump segue se questionando por que os votos por correio parecem favorecer tanto o Democrata quando ele mesmo incentivou seus apoiadores a exercerem seus direitos de voto presencialmente, desacreditando a modalidade à distância. Biden incentivou o uso do sistema postal para que seus apoiadores se preservassem em meio à pandemia.

Não há previsão concreta para a divulgação de um resultado oficial ou mesmo extra-oficial de um vencedor para a eleição, mas os mais otimistas acreditam que poderemos saber ainda nesta quinta-feira.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!