Bernie Sanders no programa de Jimmy Fallon
Reprodução/YouTube

Muitos têm criticado as pesquisas eleitorais nos EUA, e com razão já que os resultados da disputa presidencial por lá tem estado diferente do esperado. Quem parece ter acertado em cheio, no entanto, é Bernie Sanders.

O senador, que foi pré-candidato ao posto mas acabou dando espaço para Joe Biden dentro do partido Democrata, participou do Tonight Show with Jimmy Fallon na semana passada e deu uma explicação bastante precisa sobre como seria esse 3 de Novembro.

NME transcreveu os comentários de Bernie e você pode conferir sua resposta para a pergunta de “quando saberemos os resultados?” logo abaixo, e ela parece fazer cada vez mais sentido:

Por motivos que eu não tenho tempo para explicar agora, você vai ter uma situação, eu suspeito, em estados como a Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, outros estados, onde eles vão estar recebendo enormes quantidades de cédulas por correio.

E ao contrário de estados como Flórida e Vermont, eles não são capazes, por razões ruins, de começar a processar essas cédulas até o Dia da Eleição ou talvez quando a votação se encerrar. Isso significa que você vai ter estados lidando com, talvez, milhões de cédulas enviadas por correio.

Aqui está a minha preocupação. O que as pesquisas mostram, e o que os estudos têm mostrado, é que, por qualquer razão, os Democratas estão mais propensos a usar cédulas por correio. Os Republicanos estão mais propensos a ir até os locais de votação no Dia da Eleição. É provável que os primeiros votos que sejam contados sejam daquelas pessoas que apareceram no Dia da Eleição, que serão Republicanos.

E aqui está o medo — e eu espero que todo mundo ouça isso — de que pode muito bem ser que, você sabe, eu não sei o que vai acontecer, ninguém sabe. Mas pode muito bem ser que, às 22h da noite da eleição, o Trump está ganhando em Michigan, ele está ganhando na Pensilvânia, ele está ganhando em Wisconsin, e ele aparece na televisão e diz ‘Obrigado americanos por me reelegerem. Acabou, tenham um bom dia.’

Mas aí no dia seguinte, e no outro depois, todos esses votos por correio começam a ser contados, e acontece que o Biden ganhou naqueles estados. E o Trump diz, ‘Viu? Eu falei que tudo isso era fraudulento. Eu falei que esses votos por correio eram desonestos. E nós não vamos sair daqui.’ Então essa é uma preocupação que eu e muitas outras pessoas temos.

Goste ou não do cara, parece que ele entende bem do sistema do país, hein? Você pode ver o vídeo completo dessa fala logo abaixo, em inglês.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!