Em 1993, John Fogerty, mais conhecido por seu trabalho como líder do Creedence Clearwater Revival, viveu uma situação pra lá de inusitada.

O vocalista e guitarrista teve que ir ao tribunal depois de ser acusado de plagiar — pasmem — sua própria música, em mais um exemplo de como a questão de direitos autorais e gravadoras é, muitas vezes, mais complicada do que deveria ser dentro da música.

O que aconteceu, na verdade, foi simples: em 1970, o CCR lançou “Run Through the Jungle” como parte do disco Cosmo’s Factory. A música foi lado B para o grande sucesso “Up Around the Bend”, e passou um bom tempo como uma canção conhecida mas não exatamente aclamada da banda.

Em 1985, no entanto, Fogerty lançou “The Old Man Down the Road” como parte de sua carreira solo e foi aí que os problemas começaram.

Segundo Saul Zaentz, dono da Fantasy Records que detinha os direitos de “Run Through the Jungle”, a música era idêntica ao lançamento de 1970 e tinha apenas a letra diferente. Portanto, ele achou que seria uma boa ideia processar Fogerty por infringir o copyright — afinal, ele teria plagiado uma música que, apesar de ter sido escrita por ele próprio, não era sua propriedade.

John Fogerty acusado de plagiar John Fogerty

No fim das contas, um júri que teve a sorte de presenciar uma explicação do próprio Fogerty (com direito a violão na mão para provar seus pontos) decidiu em favor do músico através do argumento de que as duas canções traziam apenas a sonoridade característica do cara e portanto não seria possível sair de lá dizendo, basicamente, que ele plagiou sua própria carreira durante toda a vida.

E aí, será que você teria a mesma opinião? Compare as duas canções a seguir e decida!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!