Nacionais

Lançamentos nacionais: Julico, Onix8, Cris Corrêa, Muca & La Marquise e Xana Gallo

Através de seu projeto solo Julico, o músico sergipano Júlio Andrade, integrante da banda The Baggios, lançou no YouTube o clipe da faixa “Eu São/Curtis Says”.

O vídeo, dirigido pelo próprio artista, tem estilo psicodélico e foi gravado em casa por conta do isolamento social. O conceito utiliza múltiplas cores, formas e luzes, em analogia ao fluxo frenético da rotina diária de quarentena.

Advertising
Advertising

“Tem a ver com se encontrar e se curar das camadas de ansiedade, de pressão psicológica que se absorve no dia a dia,” explica Julico sobre a letra, que dialoga com a dualidade do homem, ora são, ora confuso.

O título da faixa se refere a Curtis Mayfield, ícone da soul music. Andrade busca passar a mensagem “de que somos todos um e sugere busca da elevação espiritual para enfrentar os problemas, além de ser um grito contra a intolerância, contra o racismo e a desigualdade”.

O novo single, assim como o anterior, “Nuvens Negras”, estará em seu primeiro disco solo, ikê maré, com lançamento previsto ainda para este mês.

Onix 8

foto: divulgação

A banda de punk rock Onix 8 divulgou o clipe feito para a música “Vida ou Morte”. O vídeo mostra o grupo em estúdio e a letra discute a fé, refletindo sobre como o destino atua na vida de todo ser humano.

“Baseado em experiências de fé, notei que dentro de mim havia duas forças, a da carne e a do espírito. E a música se trata de uma reflexão, na qual você escolhe qual dos dois vai alimentar. Pois aquele que você alimentar será o mais forte e o dominará por inteiro,” observa o vocalista e baixista Sopa Córdova.

“As ideias sempre estão brotando, estamos vendo mais uma versão de um hino antigo e músicas novas estão nascendo e rolando. Como não podemos fazer shows, estamos produzindo ao máximo, tem sido um momento importante,” completa.

Cris Corrêa

foto: divulgação

O cantor e compositor gaúcho Cris Corrêa estreou com o single “Comedido Serenar”, que chega acompanhado de um clipe liberado nas plataformas de streaming.

O responsável pelas imagens do vídeo, gravado pelas praias do sul, foi o próprio artista, que explora os espaços e ambientes que foram influências para a concepção de seu primeiro compacto.

“Esta é uma das músicas concebidas para um EP que foi parte do meu TCC em música pela UFRGS. Uma música carregada com as influências provocadas pelo oceano e sua representação sublime, bem como um mergulho introspectivo a partir de tal tendência,” define Cris, que produziu o material em casa.

Muca & La Marquise

foto: reprodução

O duo Muca & La Marquise disponibilizou nas plataformas de música seu segundo single, “Blue Moon Bossa”.

O lançamento contou com um clipe animado desenvolvido por Ed Murray, que buscou transmitir toda a essência da faixa, que passa pela melancolia e introspecção.

Idealizador da dupla, o brasileiro, atualmente residente em Londres, conta que a canção surgiu da vontade de voltar ao seu país natal, depois de sentir que estava se desconectando musicalmente das raízes brasileiras.

“Eu tenho uma formação de rock e blues, mas, realmente, eu sempre tive a música brasileira em algum lugar dentro de mim. Então, pensei que talvez fosse à hora de trazer isso para as minhas composições. Ter La Marquise cantando esta música é fantástico, ela realmente gosta e conseguiu adicionar um toque mágico a ela”, explica Muca, que chamou a atenção de nomes como Roberto Menescal e Will Gompertz na estreia com a canção “London”.

Os dois lançamentos vão fazer parte do primeiro álbum do projeto, com previsão para sair no início de 2021. Também produtor musical, engenheiro de mixagem, guitarrista e apresentador do London Calling, programa da rádio 89FM, Muca é fundador da banda The Beatflux.

Xana Gallo

foto: Daniel Faviere

A cantora e compositora gaúcha Xana Gallo liberou a faixa “Meu Mundo”, que marca uma nova etapa em sua carreira.

Depois de revelar os traumas e aprendizados que chegam com o fim de um relacionamento abusivo no álbum Rota de Fuga (2018), e pensar sobre questões sociais e políticas no EP Roda, Rodou (2019), a artista recuperou uma composição de sete anos atrás para refletir sobre seu novo momento.

A letra atravessa dois ciclos importantes para Xana: o fechamento do clube em Pelotas Chove Não Molha, símbolo de afirmação da cultura negra local, e a interrupção da circulação do bonde de Santa Teresa por um longo período no Rio de Janeiro.

“Ambos fechamentos me tocaram fundo e me trouxeram um sentimento de desamparo que deu lugar à música, mas optei por guardá-la. Por se tratar de um fato tão particular, imaginei que pudesse não chegar nas pessoas. Eis que chegamos em 2020 e este ‘particular’ tornou-se ‘universal’… Dois fechamentos que um dia me incomodaram no verão de 2013 tornaram-se grãozinhos de areia diante de tudo o que estamos vendo ser fechado, sem perspectiva de reabrir,” reflete Xana, que já acumula em sua discografia cinco álbuns, lançados desde 2003.

Ela deve divulgar outras canções ainda em 2020.

Published by
Gabriel von Borell