John Dolmayan e Serj Tankian
John Dolmayan à esquerda

Serj Tankian John Dolmayan têm protagonizado uma série de desavenças políticas, uma vez que o primeiro sempre foi mais ligado à esquerda e o segundo tem se mostrado um apoiador declarado de Donald Trump nos EUA.

Apesar das polêmicas, Serj falou em nova entrevista à Forbes (via The PRP) sobre as coisas que unem os dois — que, além de colegas de banda no System of a Down, são cunhados — e também admitiu de uma vez por todas que é, sim, “frustrante” lidar com essa situação vindo de alguém tão próximo:

Ele é armênio. Ele é meu cunhado e meu baterista. É frustrante ser politicamente oposto ao seu próprio baterista e cunhado? Porra, sim. Claro que é frustrante. Mas isso é algo que tem a ver com a política dos EUA. Quando falamos de injustiças armênias nós temos exatamente a mesma perspectiva. Nós sabemos qual injustiça está acontecendo, nós trabalhamos juntos. Nós estamos fazendo diferentes atividades de leilão e trabalhando juntos em várias frentes. A nação armênia está unida, quer você tenha votado nos Republicanos, nos Democratas ou em nenhum dos dois.

Mas, eu era um apoiador do Bernie [Sanders], eu ainda sou. Eu acho que ele ainda teria sido a melhor escolha para o futuro. Mas eu estou ok com o [Joe] Biden. Eu estou feliz que eles fizeram essa declaração. As eleições estão chegando e normalmente eu sou muito vocal, mas essa guerra e a contagem diária de mortes têm realmente tomado todo o meu espectro de foco.

Boas notícias, então?

Serj Tankian e John Dolmayan

Vale lembrar que essa união mencionada acima é em relação aos conflitos da região de Nagorno-Karabakh, na divisa entre a Armênia e o Azerbaijão, que têm causado inúmeras mortes.

Todos os membros do SOAD são descendentes de armênios e a banda inteira assinou um comunicado divulgado nos últimos dias que diz o seguinte:

O mundo se fez de cego durante: o Genocídio Armênio de 1915; os assassinatos em massa e ‘pogroms’ [ataques contra judeus] dos anos 80 e 90; a invasão do Azerbeijão na Armênia em 2016. Agora o mundo está se fazendo de cego enquanto 150 mil civis são presos em terra sob ataque do Azerbaijão e da Turquia.

O SOAD sempre esteve ao lado da justiça e da paz. Essa noção vem do sofrimento e injustiça cometido com o nosso povo através de séculos. A Turquia negacionista de Erdogan continua o trabalho de seus ancestrais genocidas, e aliada com o Azerbaijão corrompido pelo petróleo está atirando mísseis F-16 feitos pelos EUA na região de Artsakh e em partes da Armênia matando soldados e civis. O mundo parece ocupado demais com a COVID e a política para se importar, mas nós PRECISAMOS fazer algo já que isso é uma ameaça existencial para o nosso povo e à primeira Nação Cristã.

Já que parece difícil para a mídia, organizações internacionais, e poderes do mundo chamar a atenção do Azerbaijão sobre sua política bélica, limpeza étnica, e assassinato de civis inocentes, vamos ajudá-los. Nós estamos convidando todos para nos ajudar.

O comunicado ainda indica instituições para doação (Armenia Fund, Armenian Wounded Heroes Fund, 1000plusam, Armenian American Medical Society e Aid Beyond Borders) e petições para assinar (Armenian Rights Watch, ANCA – corte de apoio militar a Baku, ANCA – fortalecimento dos laços Armênia-EUA e condenação da agressão turca e azerbaidjana).

Serj, aliás, apareceu até na TV brasileira para explicar um pouco mais sobre esse confronto.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!