Óbvio
Crédito: divulgação

O trio Óbvio, formado pelos artistas Stella Yeshua, Silvera e Kivitz, lançou recentemente no YouTube o clipe da faixa “Um Salve Salva”.

O vídeo, dirigido por Deni Amorim com a produção da UMANA FILM, reforça a importância da campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo.

“Neste clipe, acredito que, através de imagens sensíveis e simbologias, podemos mostrar como nossas ligações humanas são delicadas e que, no final, o diálogo pode ser salvador,” comenta o diretor.

“A gente precisa se perceber. O silêncio é um sinal, temos que estar atentos. Ativar nossa humanidade nesse período crítico de distanciamento é fundamental. Depois que um amigo meu cometeu suicídio eu só conseguia pensar que um salve meu poderia tê-lo salvado, uma mensagem, uma ligação. Nesse momento em que não podemos nos tocar, um salve pode salvar,” analisa Stella.

O projeto colaborativo surgiu como proposta para refletir e dialogar a partir do rap, e o processo de criação é prova desta missão.

“Tudo aconteceu ao mesmo tempo. No mesmo dia em que o Silvera mandou o instrumental, eu vi os stories da Stella, completamente emocionada, e aquilo me tocou profundamente. Abri meu bloco de notas e comecei a escrever uma letra pra nós 3 cantarmos juntos, como se fosse uma conversa,” explica Kivitz.

“O beat nasceu logo no começo do lockdown da pandemia, quando eu dei uma mergulhada nos estudos sobre o lofi hip hop. Isso me inspirou a criar uma safra de beats lofi, que não é muito diferente do hip hop jazz dos anos 90, mas tem uma estética repaginada, com menos elementos,” completa Silvera, que vai assinar a produção musical do álbum de estreia.

Supersloth

Supersloth
foto: reprodução

O grupo Supersloth divulgou nas plataformas digitais o EP Blank. O compacto apresenta seis canções com sonoridade que se aproxima do indie/garage rock inspirado nas grandes bandas dos anos 1990.

A formação do quarteto é globalizada e traz o brasileiro Bruno Luglio na bateria e o cingapuriano Noel Yeo nos vocais e na guitarra, além dos americanos Nathan Doiev (guitarra) e Zach Pentel (baixo).

O EP foi todo gravado no Pachyderm Studios em Cannon Falls, no estado de Minnesota. O estúdio ficou famoso por gravar álbuns icônicos como In Utero, do Nirvana, e Rid of Me, da PJ Harvey.

Já a masterização do trabalho foi feita por Howie Weinberg, que tem clientes como Deftones, Rammstein, The Cure e Smashing Pumpkins.

Juliano Abramovay

Juliano Abramovay
foto: Filipe Pipi

O músico Juliano Abramovay liberou nas plataformas de streaming o disco Amazonon, que passeia entre a música brasileira e as tradições do Leste do Mediterrâneo, em particular a Grécia e a Turquia.

O álbum, composto por seis faixas instrumentais, foi lançado através do selo Pequeno Imprevisto. Participaram das gravações a musicista grega Chrysanthi Gkika, na lira, e os brasileiros Ricardo Zoyo, no baixo, e João Fideles, na bateria.

“Eu estava curioso para ver como seria a junção entre esses músicos, pois a música do mediterrâneo tem uma tradição muito rica e diferente da nossa em muitos aspectos. O processo foi mais fluido do que eu imaginei, fizemos alguns ensaios e gravamos tudo em um dia,” afirma Juliano sobre a reunião que formou.

Semanas atrás, ele havia divulgado o single “Anzol”.

Amplexos

Amplexos
foto: reprodução

Sem lançar nada desde 2015, quando saiu o álbum Sendeiro, o grupo Amplexos voltou à ativa com a música “Segura”.

O retorno da banda se deu em meio à pandemia do coronavírus e os integrantes precisaram se adaptar para retornar em modo remoto.

“A canção surgiu nessa atmosfera da pandemia e caos social. Feita completamente à distância. O baterista Mestre André usou um aplicativo de celular pra montar a batida eletronicamente, a guitarra foi registrada com microfone de computador. Cada um fez sua parte, de casa, como dava. A ideia é comentar o momento, mas não com o viés de uma música puramente política,” explica o vocalista e guitarrista Eduardo Valiante (Guga).

Na estrada há 15 anos, a Amplexos tem também no currículo o trabalho de estreia homônimo lançado em 2008 e o disco A Música da Alma (2008), além do single “Jerusalém” (2014).

Capella

Capella
foto: reprodução

A banda de metal Capella, formada em Portugal por músicos brasileiros, disponibilizou o clipe feito para a a faixa “Falling Nations”.

O vídeo começa com uma introdução que mostra uma sociedade caótica e distópica, e depois aparecem os integrantes em estúdio em uma performance ao vivo.

O grupo é formado por André “Zaza”, guitarrista do André Matos em seus três discos de estúdio, Jota Fortinho, vocalista da banda eslovaca Signum Regis, Gabriel Carvalho baixista da Terra Prima, Pablo Romeu, experiente guitarrista, e Fernando Castagna, baterista da Scenes From a Dream, um tributo paulista ao Dream Theater.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!