David Lee Roth e Eddie Van Halen em 2015
Foto Stock via Shutterstock

A última semana foi marcante para os fãs de Rock, e dois nomes em especial se destacaram dos demais: Van Halen AC/DC.

Duas das bandas mais icônicas do gênero, ambas apareceram entre os assuntos mais comentados por motivos bem diferentes. Claro que no caso do Van Halen a situação é muito mais triste, já que foi a morte de Eddie Van Halen que fez o grupo estar em evidência; já o AC/DC voltou com tudo na inédita “Shot in the Dark”, primeira prévia de seu novo disco de estúdio.

Uma onda de homenagens ao saudoso guitarrista resultou em um domínio quase completo da banda de Eddie nas paradas de Rock, com 20 das 25 músicas mais vendidas do gênero na última semana sendo deles próprios — por lá, aparecem desde clássicos absolutos como “Jump” e “Panama” até algumas um pouco menos conhecidas como “I’ll Wait” e “Ice Cream Man”.

No total, foram mais de 30 milhões de streams e, nos dias 6 e 7 (dia da morte de Eddie e o seguinte), houve um salto de 1369% em relação aos dois dias anteriores — de 2,12 milhões para 31,19 milhões. Em vendas, foram 112 mil no total de três dias, um aumento de 5000% em relação aos dias 3 a 5 de Outubro.

Em questão de discos, o homônimo de estreia foi o que viu o maior salto, chegando até mesmo à cobiçada Billboard 200 na 30ª posição.

O AC/DC, por sua vez, é a única outra banda a ocupar duas posições na lista semanal. Eles aparecem em 8º lugar com o novo single, enquanto “Thunderstruck” fez uma aparição na 17ª colocação.

As outras canções que apareceram por lá foram “Holy Roller”, do Spiritbox (19º lugar), “Livin’ on a Prayer”, do Bon Jovi (22º lugar) e “The Sound of Silence”, do Disturbed (24º lugar).

As informações são da Billboard e da newsletter Stream N’ Destroy. Você pode ver a lista completa do Top 25 de vendas digitais de Hard Rock logo abaixo.

Top 25 vendas digitais de músicas de Hard Rock na semana

  1. Van Halen – “Jump”
  2. Van Halen – “Panama”
  3. Van Halen – “Eruption”
  4. Van Halen – “Runnin’ with the Devil”
  5. Van Halen – “You Really Got Me”
  6. Van Halen – “Why Can’t This Be Love”
  7. Van Halen – “Dance the Night Away”
  8. AC/DC – “Shot in the Dark”
  9. Van Halen – “Hot for Teacher”
  10. Van Halen – “Right Now”
  11. Van Halen – “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love”
  12. Van Halen – “Jamie’s Cryin’”
  13. Van Halen – “Dreams”
  14. Van Halen – “Love Walks In”
  15. Van Halen – “When It’s Love”
  16. Van Halen – “I’ll Wait”
  17. AC/DC – “Thunderstruck”
  18. Van Halen – “Beautiful Girls”
  19. Spiritbox – “Holy Roller”
  20. Van Halen – “Unchained”
  21. Van Halen – “And the Cradle Will Rock…”
  22. Bon Jovi – “Livin’ on a Prayer”
  23. Van Halen – “(Oh) Pretty Woman”
  24. Disturbed – “The Sound of Silence”
  25. Van Halen – “Ice Cream Man”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!